15 anos do PROERD

IMG-20170613-WA0023

A última semana foi marcada pelas festividades em comemoração aos 15 anos do PROERD no Estado do Maranhão.

O programa foi instituído pela Polícia Militar do Maranhão em 2002, sendo aplicado inicialmente na cidade de Santa Inês, tendo como instrutor pioneiro o, hoje, 2º Sgt Raposo, que na ocasião formou 240 crianças de escolas da rede pública e privada daquela cidade. Desta primeira experiência até os dias atuais, o programa já passou por 135 municípios na capital e interior do Estado, alcançando a marca de mais de 370.000 (trezentas e setenta mil) crianças formadas, com idade entre 09 e 16 anos.

IMG-20170613-WA0020

O programa é constituído de 4 currículos, sendo o PRORD Kids, o do 5º ano, o do 7º ano e o Currículo Pais, todos já aplicados no Estado. Atualmente, em sua grande maioria, está sendo aplicado o currículo do 5º ano em escolas da rede pública de ensino (municipal e estadual) e rede privada.

IMG-20170613-WA0019 1

No ano de 2016, a Polícia Militar do Maranhão passou a aplicar o currículo que contempla as séries iniciais – PROERD KIDS, que consiste em oito aulas que tem como objetivo de repassar orientações de segurança pessoal e mostrar aos alunos maneiras para evitar situações arriscadas e a se manterem seguros como pedestres, passageiros, ciclistas, e também como se divertirem de forma segura.

IMG-20170613-WA0021

Vale ressaltar que no PROERD KIDS já está sendo abordado o novo currículo, o “Caindo na Real”, e as crianças, ao final, assumem perante a Comunidade, a Família, as autoridades e a Escola, o compromisso de Dizer não às Drogas e a violência.

IMG-20170613-WA0024

Dentre as atividades desenvolvidas tivemos um café da manha no Espaço Tiradentes (CSC) para entrega dos certificados de reconhecimento aos instrutores da capital, uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Maranhão (07/06), onde participaram um grande número de instrutores da capital e do interior, inclusive os que não estão mais atuando, os que já saíram das fileiras da PMMA ou se aposentaram, assim como a participação na Ação Social desenvolvida pelo Programa Pacto pela Paz (SSP), no CEM Rio Grande do Norte, no Radional, onde foram oferecido diversos serviços para aquela comunidade.

A Comandante de Segurança Comunitária, Cel Augusta Andrade, agradece e parabeniza a todos Proerdianos da Capital e do interior pelo belíssimo trabalho realizado ao longo desses 15 anos.

.

Fonte: Coordenação Estadual do Proerd.