1º BPM realiza formatura da unidade e homenageia policiais militares e parceiros do batalhão

O 1º Batalhão de Polícia Militar do Maranhão, localizado na Área Itaqui Bacanga realizou na manhã desta quarta-feira (18) uma formatura com todo o efetivo do batalhão, oficiais e praças da unidade, autoridades civis e representantes de instituições parceiras da unidade. A solenidade aconteceu no auditório central da UFMA e teve como objetivo fazer uma homenagem aos policiais militares destaques do ano bem como os amigos do 1ºBPM.
Durante a formatura foram entregues certificados aos policiais militares que se destacaram no serviço operacional no ano de 2018 e placas de agradecimentos às autoridades civis e demais profissionais que ajudam o 1º BPM tanto no âmbito de melhorias ao público interno, os militares, quanto na sua atuação junto à comunidade. Houve ainda o sorteio de brindes entre todo o efetivo que compõem a unidade.
A solenidade contou com a presença do coronel Edvaldo Mesquita dos Santos, comandante do Comando de Área Metropolitana III, que na ocasião estava representando o comandante geral da PMMA; do tenente-coronel Claudio André Sousa, comandante do 1º BPM; do tenente-coronel Harlan, comandante do 21º BPM; do secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, do Pró-Reitor de Planejamento da UFMA, professor João de Deus, do professor Mário e profissionais do projeto Exercitar; do vereador Raimundo Penha, de lideranças comunitárias, da professora Mercedes e demais professores e gestores de escolas da área, colaboradores com os trabalhos desenvolvidos pela ronda escolar do 1º BPM dentre outros convidados e comunidade local.
Ao agradecer a homenagem prestada pela PM, o secretário Simplício Araújo destacou a importância do serviço desempenhado pelos policiais militares para a sociedade na manutenção da segurança pública e aproveitou para reafirmar o compromisso dos demais órgãos do governo para atuarem juntos em prol do bem comum da população maranhense.
Há aproximadamente um ano e dois meses à frente da unidade, o tenente-coronel André ressaltou os bons resultados obtidos na redução dos índices de criminalidade e agradeceu o comprometimento de todos policiais militares que integram o batalhão e a colaboração de todos os amigos e instituições parceiras do 1º BPM.
O coronel Edvaldo, comandante do CPAM III, parabenizou o batalhão pelas ações desenvolvidas no decorrer do ano e frisou a importância das parcerias com as instituições públicas e privadas na criação de projetos de integração e melhorias dos serviços prestados à comunidade principalmente no tocante à segurança.

Produtividade do 1º BPM
Na oportunidade também foi apresentado o balanço da produtividade e resultados do batalhão no ano de 2018. Durante todo o ano a unidade alcançou uma redução de 65% dos roubos a coletivo, reduziu em 60,94% o número de crimes violentos letais, redução de 60,06% no número de homicídios dolosos, redução de 100% no número de roubo seguido de morte, redução de 78,26% no número de roubo a pessoa, efetuou 154 prisões por tráfico de drogas, atingiu a marca de 65 veículos recuperados na Área Itaqui Bacanga, fez a apreensão de 57 armas de fogo e 30 prisões de foragidos da justiça.

Fotos: Ascom/PMMA e @juniorpenha