2ª fase da Operação Brasil Seguro é deflagrada no Maranhão

1Forças do sistema de segurança municipal, estadual e federal participaram durante todo o dia de terça-feira (17) da 2ª fase da operação integrada Brasil Seguro. As ações são deflagradas em todo o território nacional e coordenadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A operação busca coibir atos criminosos e contrários à ordem pública por meio do policiamento ostensivo a pé, motorizado e montado nas áreas estratégicas de maior incidência de crimes.
Logo nas primeiras horas da manhã de terça-feir, um grupamento de mais de cinquenta policiais militares de unidades subordinadas ao CPAM 1 (Comando de Policiamento Metropolitano) saiu do quartel do 9º BPM, localizado na Vila Palmeira, em São Luis, com destino às áreas que foram estabelecidas para atuação das ações.

Inicialmente parte do efetivo se deslocou aos bairros do Centro da Cidade (Centro Comercial), Macaúba, Bairro de Fátima, além de pontos mapeados pelo sistema de segurança como áreas com maior registro de ocorrências policiais.

Dona Floriza Aquino , 52 anos, empresária, moradora do bairro da Areinha disse que a presença das viaturas e dos policias inibirão a ação dos criminosos. “ver próximo as nossas casas essa grande quantidade de viaturas e policiais, nos transmiti tranquilidade diante de tanta violência que vemos diariamente”. Relatou a empresária.

O coronel Pedro Ribeiro, comandante do CPAM1, destacou a participação na operação de oitenta alunos que estão em formação no Curso de Soldados (CFSd). Segundo o coronel eles serão empregados como parte do estágio operacional no reforço do policiamento, sendo sempre acompanhados por um oficial.

Ações no Coroadinho

Na área do polo do Coroadinho, as equipes da 2ª Unidade de Segurança Comunitária (USC) intensificaram as ações de combate à criminalidade em toda a região.
O intuito foi combater os índices de criminalidade e de violência,  em especial os homicídios. Foram realizadas abordagens a pessoas e veículos, revistas pessoas aos transeuntes dos transportes coletivos e às incursões policiais dos bairros que compõem o polo do Coroadinho.

“Hoje estamos trabalhando na 2º etapa da operação Brasil Integrado onde todas às forcas de segurança do nosso estado estão unidas em prol da segurança do cidadão e para isso estamos desenvolvendo ações preventivas e de repressão qualificada com a finalidade da redução da criminalidade em nossa área de atuação, por meio das abordagens a veículos e às pessoas e também nas incursões dentro do bairro, porque o nosso alvo consiste numa prestação de serviço de qualidade a população maranhense”, disse o coronel Odair dos Santos, comandante de Segurança Comunitária.