5º BPM instala Urna Cidadã em Barra do Corda

5bpm
Criada como um instrumento de ligação entre a Polícia Militar e a comunidade, a urna cidadã instalada pelo 5º BPM, na cidade de Barra do Corda está em funcionamento desde o início da semana.  Com a urna cidadã, a população poderá denunciar delitos, o que auxiliará na resolução dos casos e no combate à criminalidade.  Nesse primeiro momento a  urna foi colocada no Mercado Público, no bairro Trizidela. De acordo com o comando do 5º BPM, a ideia é levar a urna para todos os bairros da cidade.

“A população deve compreender que a polícia está nas ruas 24 horas para atender as ocorrências e que esta urna servirá para fechar o ciclo de policiamento orientado. Ela serve para aquelas pessoas que tem algum tipo de situação que quer denunciar, mas não tem ou não quer ter o contato direto com a Polícia Militar, fazendo uma denúncia anônima. Essa pessoa pode colocar um bilhete na urna que posteriormente a Polícia Militar irá dar o encaminhamento necessário para o caso”, explicou o tenente-coronel Eriverton.

O oficial disse, ainda, que a PM trabalha com estatísticas  a fim de realizar o mapeamento de áreas com altos índices de violência e assim direcionar as forças policiais para combater o crime nestes locais. “A urna antecipa os dados ao informar, por exemplo, que em determinada casa ocorre tráfico de drogas, ou que uma pessoa está utilizando um veículo roubado para cometer crimes”, mencionou o comandante do 5° BPM.