Academia de Polícia da PMMA comemora 22 anos de existência

apmgd

1 APMGD comemora 22 anos de existência

Uma extensa programação marcou as comemorações de aniversário de 22 anos da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias – APMGD, da Polícia Militar do Maranhão – PMMA. Como parte da programação, aconteceu no início da noite de sexta-feira, dia 15, uma grande solenidade militar que foi o coroamento desta data tão importante para a principal unidade de ensino da Corporação.

Durante a solenidade o comandante da APMGD, tenente coronel Carlos Augusto Furtado Moreira, prestou homenagens a diversas autoridades civis e militares pelos relevantes serviços prestados em benefício à APMGD e ao Curso de Formação de Oficiais (CFO). Foram homenageados: o secretário de Segurança Pública do Estado, delegado Jefferson Portela, o comandante geral e subcomandante da PMMA, coronéis Marco Antonio Alves da Silva e Raimundo Nonato Santos Sá, o diretor de ensino da Corporação, coronel Gonçalo Alves de Sousa e o comandante da Academia de Polícia Militar do Estado da Bahia, coronel Roberto Costa Guimarães.

2 Coronel Furtado apresentando a tropa a Coronel Alves

Foram homenageados também, o reitor da UEMA, Dr. Gustavo Pereira da Costa, professores e instrutores da UEMA que lecionam no CFO, em especial a professora Dr.ª Vera Lúcia e o professor Raimundo Teixeira, além dos ex-comandantes da academia, com destaque para o seu primeiro comandante, coronel da reserva remunerada Delary Pires Cantanhede. Os homenageados receberam um Espadim, arma símbolo do cadete do CFO, além de um brasão da APMGD talhado em madeira juntamente com um certificado.

A solenidade marcou também uma homenagem coletiva a 29 oficiais da 1ª turma do CFO da Academia Gonçalves Dias. Eles ingressaram no ano de 1993 e hoje, são em sua maioria, oficiais superiores, que exercem funções de grande responsabilidade na Instituição.

8 1ª Turma do CFO

Durante sua fala o comandante da APMGD, tenente coronel Furtado, agradeceu a todos homenageados que contribuíram de maneira significativa para o engrandecimento da Academia. “Esta homenagem é o reconhecimento pela contribuição moral e intelectual que os senhores ajudaram a construir”, disse o comandante. Finalizou agradecendo também ao comando da Corporação pela confiança e pelo respeito dado a sua gestão à frente da academia.

O coronel Sá, subcomandante da Corporação e membro da 1º turma do CFO, agradeceu de forma emocionada a homenagem. “Hoje é um data muita significativa pra mim e meus companheiros, gostaria de destacar o nosso comprometimento e nossa união, pois aqui iniciamos nossa vida profissional e é esse exemplo que queremos que vocês (cadetes) sigam”. Disse o oficial.

4 Coronel Alves é homenageado na APMGD

O comandante geral da PMMA, coronel Alves, em seu discurso, de forma sucinta, citou a importância da criação da Academia de Polícia Militar no Maranhão. “A criação da APMGD em 1993, em meio à lida diária da PMMA, auxiliada por uma grande aliada que é a UEMA, foi um grande sucesso. Academia pensada pelo corpo de oficiais, entendendo a necessidade de consolidar a formação de oficiais da PM dentro da realidade do Estado do Maranhão. Atingindo assim, um alcance social e profissional inestimável”, pontuou o comandante.

O coronel lembrou as dificuldades que passaram, mas destacou que academia nesses 22 anos de atuação já formou centenas de oficiais, servindo como referência para outras instituições.

“Trago o abraço fraterno do govenador do Estado, Flávio Dino”, assim iniciou sua fala o secretário Jefferson Portela, “trago também do governador o respeito e admiração de  todas as forças de segurança do estado que lutam diuturnamente contra a criminalidade”, disse o secretário.

7 Secretário Jeffeson durante sua fala

O secretário finalizou sua fala parabenizando a  grandiosa unidade de ensino militar que é celeiros de formação dos futuros comandantes da PMMA, e que a 22 anos forma e capacita homens e mulheres da nobre instituição militar.

MAIS

A Academia é o órgão de ensino superior da Polícia Militar do Maranhão destinada à formação dos oficiais da corporação dentro de uma filosofia de respeito à vida, à integridade física e à dignidade da pessoa humana.

Nesses 22 anos, também já formou cadetes para outros estados do Brasil. O CFO, reconhecido pelo MEC, é fruto do convênio firmado no ano de 1993 entre Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e PMMA, e tem a duração de quatro anos.

5 Comandante e ex-comandantes da Academia

6 Diversas autoridades foram homenageadas