Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias” realiza solenidade militar

APMGD

 

 

Na manhã de sexta-feira, 26, foi realizada na Academia de polícia Militar “Gonçalves Dias” – APMGD uma grande formatura para marcar, com louvor e mérito, a declaração do Cadete PM 05/13 Samuel Azevedo Lima da Silva, à Graduação de Aspirante a Oficial PM, fazer a aposição de Brevês do Curso de Tiro Policial “Método Giraldi” à 21ª Turma do CFO PM e homenagear os aniversariantes da APMGD do mês de maio.

É rotina na APMGD a realização de formaturas com todo o seu efetivo, pois, é um momento em que se propicia aos Cadetes do CFO IV, a prática dos conhecimentos adquiridos para o comandamento com espadas, preparando-os para o exercício da função de comando. 

No entanto, a formatura desta sexta-feira foi especial, pois marcou a declaração a Aspirante a Oficial PM do Cadete PM 05/13 Samuel, que a bastante tempo vinha se empenhando no desempenho de suas funções e demonstrando o amadurecimento profissional adequado para que pudesse ser declarado à nova graduação.

01

O ápice da formatura foi a aposição das luvas de aspirante a oficial no agora aspirante PM Samuel, sendo realizada pelo subcomandante geral da PMMA e pelos familiares do Militar. Logo em seguida, o Aspirante realizou, de forma emocionada, o juramento perante o Pavilhão Nacional. Em seu discurso o Aspirante Samuel frisou que a análise posterior dos erros cometidos quando cadete, o levaram ao amadurecimento pessoal e agradeceu a todos os seus familiares em especial ao seu pai, bem como ao seu comandante imediato, coronel Sá, pelo apoio e confiança depositados nos últimos seis meses de Curso.

No evento estiveram presentes as seguintes autoridades: o subcomandante geral da Polícia Militar do Maranhão, Coronel Luongo, o Diretor de Ensino da PMMA, coronel Ozório, o comandante da APMGD, Coronel Sá, o qual se fez acompanhar de todo o seu staff. 

02

Os coronéis parabenizaram o mais novo aspirante a oficial PM, aspirante Samuel, pela conquista, destacando a responsabilidade necessária para o desempenho dessa nova fase profissional que se inicia. O coronel Luongo, Subcomandante Geral da PMMA, frisou que o aspirante irá reforçar as fileiras da PMMA em uma região que a muito ficou esquecida por gestões anteriores, a região do Alto Turi. 

Finalizando a solenidade, a tropa desfilou em homenagem à mais alta autoridade militar presente. Assim é com grande alegria que o comandante da APMGD, coronel Raimundo Nonato Santos Sá, parabeniza o aspirante Samuel e todos os seus familiares pela conquista e deseja boa sorte em sua nova jornada profissional.

07

Dando prosseguimento aos eventos, a APMGD recebeu a visita de cinquenta e quatro militares do Núcleo Preparatório de Oficiais da Reserva do 24º Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro.

A visita realizada pelo NPOR teve como objetivo principal, o conhecimento das atividades de ensino desenvolvidas pela APMGD na formação dos oficiais da corporação, assim como, uma visita às instalações onde se desenvolvem estas atividades.

03

A equipe composta por docentes e discentes do NPOR, lotados no 24º Batalhão de Infantaria Leve – 24º BIL, foi acompanhada por oficiais da APMGD, os quais falaram aos visitantes acerca do Curso de Formação de Oficiais – CFO PM e da importância da preparação dos jovens Cadetes para o desempenho da missão constitucional de preservação da ordem pública, a qual desempenharão ao se tornarem Oficiais, após a conclusão do CFO PM. 

Ao termino, a comitiva foi recebida pelo Comandante da Unidade de Ensino Superior da PMMA, o coronel Raimundo Nonato Santos Sá, o qual lhes falou da satisfação em recebê-los, bem como, da necessidade da manutenção das parcerias entre as duas Instituições para a melhor prestação de serviço à comunidade. 

04

Para o Comandante da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias, “iniciativas como esta, tem papel primordial na valorização e aprimoramento da cultura militar, uma vez que permite a troca de experiências entre as duas Instituições Militares”, disse ele.

05

Finalizando a programação de eventos do dia, a APMGD recebeu a visita de 20 (vinte) alunos integrantes do 8º Período do Curso de Administração, modalidade Bacharelado, da Faculdade Pitágoras, acompanhados pelos professores Maria Paixão e José Ricardo Cunha. 

06

O objetivo da visita consistiu em conhecer as atividades administrativas desempenhadas pela Unidade de Ensino, bem como visualizar, no campo prático, a aplicação dos conhecimentos que os alunos visualizaram em sala de aula, referentes à gestão de pessoas, de materiais e documental. Buscou ainda, alcançar o modo de desenvolvimento da Unidade no tocante ao planejamento e tomada de decisões no nível estratégico e tático, assim como a execução e a avaliação de desempenho e resultados da esfera operacional. 

Após a recepção inicial realizada pelo comandante da APMGD, coronel Raimundo Nonato Santos Sá, os alunos foram direcionados a uma sala de aula, onde puderam acompanhar urna palestra realizada por cada Oficial Chefe de Seção da APMGD, na qual foram abordados os principais pontos da gestão administrativa da APMGD nas suas esferas de atribuições, bem como realizar questionamentos sobre dúvidas que surgissem em qualquer procedimento administrativo explanado. 

Ao término da Palestra, o Comandante da Unidade expressou a satisfação da APMGD em receber os alunos da Faculdade Pitágoras e poder contribuir com a formação dos futuros Bacharéis em Administração. 

Os professores José Ricardo e Maria Paixão agradeceram a oportunidade de conhecer as atividades administrativas desempenhadas na Polícia Militar e ressaltaram a importância da visita corno meio de visualizar a prática da administração no dia a dia de urna Instituição de Ensino.

Após a conclusão das atividades, todos os presentes participaram de um coquetel, oferecido no hall da APMGD.