Academia de Polícia Militar realiza I Seminário de Gerenciamento de Crise

APMGD

Durante os dias 19 e 20 de junho aconteceu o I Seminário de Gerenciamento de Crise, no auditório do Quartel do Comando Geral da PM, no Calhau. O evento contou com um ciclo de palestras e foi idealizado pela turma do quarto ano do Curso de Formação de Oficiais, da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias – APMGD (CFO-PM UEMA).

2
A palestra de abertura foi realizada pelo comandante geral da PMMA, coronel José Frederico Gomes Pereira. Na ocasião o oficial fez uma introdução a respeito do que é gerenciamento de crises e o quão importante é o conhecimento das doutrinas e das técnicas diante da necessidade de uso no serviço rotineiro do policial.

Destaca-se ainda, a participação do coronel PM Luís Eduardo Vaz, Diretor do CIOPS, que ministrou palestra sobre o gerenciamento de crises no sistema prisional. O palestrante manteve a atenção de todo auditório relatando suas próprias experiências, bem sucedidas, demonstrando a forma correta de gerenciar eventos, desde ocorrências com tomadas de reféns em residências até o grau elevado de rebeliões em presídios.

1
Outra palestra que chamou atenção da plenária foi a da capitã PM Nathalia Batista, psicóloga da diretoria de Saúde da corporação, que trouxe uma interessante proposta, que inclusive levantou debate com espectadores. Seu tema tratou da complexidade dos fenômenos humanos que incorre diretamente no serviço policial devido à imprevisibilidade dos desdobramentos das ocorrências. Falou de conceitos que despertam interesse de várias pessoas como psicopatia, psicose e assassinos em série. Além disso, explicou a importância de se ter conhecimento destes conceitos para realizar o diagnóstico da situação de forma correta. Dessa forma, afirmando que quanto mais conhecimento os negociadores possuem, maior a chance de êxito das operações.

Por fim, o major PM Leonardo, instrutor da disciplina de Gerenciamento de Crise e colaborador do evento, em seu discurso, fez uma avaliação geral das palestras e parabenizou os cadetes da turma líder pelo empenho na realização do evento, agradeceu os palestrantes colaboradores e demais participantes. O oficial destacou ainda, a importância do I Seminário de Gerenciamento de Crise e ressaltou a necessidade da continuidade da realização de eventos como este.

Segundo o coronel Raimundo Nonato Sá, comandante da APMGD, o seminário reuniu todos os cadetes da Academia e foi considerado uma atividade de grande importância no exercício de prática para os futuros oficiais da Corporação que estão sendo pioneiros e abrindo as portas da APMGD para intercâmbios intelectuais.

3