Acadêmicos imortais da AMCLAM são diplomados em São Luís-MA

Na noite de quarta-feira, 20, na sede Administrativa do Clube Recreativo Lítero, centro da cidade de São Luís-MA, foram diplomados 27 acadêmicos imortais, confrades e confreiras na fundação da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares – AMCLAM.

Foram diplomados como acadêmicos imortais o coronel da reserva remunerada, Carlos Augusto Furtado Moreira, coronel Jorge Allen Guerra Luongo, comandante geral da PMMA, coronel da reserva remunerada, Wilmar Maciel Mendes, professor José Olímpio da Silva Castro, coronel da reserva remunerada, Francisco Sousa, major Antônio Roberto dos Santos Júnior, major Wermeson Pinheiro Barbosa, procurador de justiça, Raimundo Ferreira Marques, padre Raimundo Gomes Meireles, Pedro Ivo de Carvalho Viana, tenente-coronel da reserva remunerada, Sebastião Bispo Lopes, juiz auditor militar, Fuade Alexandre Amate, promotor de justiça, Clésio da Gama Muniz, coronel da reserva remunerada, Raimundo de Jesus Silva, sargento da reserva remunerada, Gilmar Vale Frazão, capitão da reserva remunerada, Manoel Lobato Oliveira, tenente Afonso Celso do Nascimento, tenente-coronel Carlos Frank Pinheiro de Oliveira, sargento Ebnilson Costa Carvalho, professor Laércio Marques do Nascimento Filho, tenente-coronel James Ribeiro Silva, professora doutora, Vera Lúcia Bezerra Santos, subtenente Francisco Rodrigues, delegado  de policia civil, Márcio Henrique Teixeira.

O coronel da reserva remunerada, Carlos Augusto Furtado Moreira, criador e idealizador da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares – AMCLAM agradeceu a participação e presença de todas as autoridades civis e militares e dos familiares dos acadêmicos empossados na academia. “Um sonho realizado, depois de mais de 33 anos, quando iniciei minha formação na Academia de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, estou realizado e pretendo fomentar, estimular, reconhecer, valorizando a produção literária, artes militares e enaltecendo a Policia Militar do Maranhão e o Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão”. Disse o presidente empossado, coronel da reserva remunerada, Carlos Augusto Furtado Moreira.

Para o comandante geral, coronel Jorge Allen Guerra Luongo, a academia se constitui um marco para as forças de segurança do estado, principalmente para Policia Militar do Maranhão completou do dia 17 de junho 182 anos de fundação. “Vamos unir forças para fomentar a literatura as artes em todos os níveis, principalmente no âmbito Militar, fortalecendo nossa história e mantendo viva nossa memória” disse o comandante geral da PMMA.

Sobre a Academia

A Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares – AMCLAM será a terceira do país, a ser criada, integrando policiais e bombeiros militares das corporações estaduais militares, entretanto, nasce pujante e objetivamente em busca de:

I – Estimular, reconhecer, fomentar e valorizar a literatura e as artes em todos os níveis;
II – Incentivar e motivar os militares estaduais na produção de obras técnicas-profissionais, literárias e artísticas;
III – Desenvolver o viés literário e artístico em todos os gêneros;
IV – Resgatar e ampliar a história das Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares do Maranhão;
V – Defender e perpetuar as tradições militares, maranhenses e brasileiras;
VI – Cultuar o vernáculo, a literatura e a arte nacional;
VII – Promover parcerias constantes e fraternas com as instituições e sodalícios da literatura e da arte;
VIII – Intercambiar com centros de atividades culturais brasileiros e internacionais;

Tendo como princípios:

I – O fomento aos interesses culturais;
II – O respeito aos direitos humanos;
III – O repúdio aos preconceitos e discriminações de qualquer natureza;
IV – A legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a publicidade, a economicidade e a eficiência; e
V – O respeito à Constituição Federal Brasileira, unidade e soberania do Brasil.