Ação da Polícia Militar reduz homicídios em 28% no primeiro semestre em Timon-MA

brasao11bpm

Um balanço divulgado pelo 11º Batalhão da Polícia Militar (BPM) referente ao primeiro semestre deste ano, demonstrou uma queda de 28%, no número de homicídios, na região de Timon. Os dados estatísticos que analisam, ainda, as ocorrências assistenciais, contra a pessoa, patrimônio e costumes demonstram também uma diminuição dos roubos e assaltos a residências, a postos de combustível, supermercados e tentativas de arrombamentos em estabelecimentos comerciais da região. Além de Timon, as cidades de Parnarama e Matões também são de responsabilidade do 11º BPM.

“ A cidade de Timon tem uma geografia a parte dos outros municípios do Maranhão, pois é a única cidade do interior localizada ao lado de uma capital e por isso, a Polícia Militar conta com um planejamento estratégico para combater todas as práticas criminosas na região”, disse o tenente-coronel Jairo Xavier da Rocha, comandante do 11º BPM.

De acordo com a Polícia Militar, em fevereiro deste ano, foram registrados três homicídios, o mesmo número de 2014. Já em março deste ano, com as incursões e prisões feitas pela PM, os números começaram a apresentar uma queda, foram contabilizados apenas dois homicídios. No mesmo período do ano passado, nove pessoas haviam sido vítimas de homicídios. Em abril deste ano, foram registrados três e quatro no ano anterior. Em junho houve novamente uma redução de cinco casos em 2014 para três este ano.

“Vamos continuar combatendo o tráfico de drogas e apreendendo armas a fim de impedir que mais homicídios ocorram em nossa região, uma vez que estas duas ocorrências estão diretamente ligadas aos crimes contra a pessoa. Além disso, tivemos uma redução de mais de 45% nas ocorrências de lesão corporal”, completou o comandante do 11º BPM.

Números

Outro dado que apresentou queda foram os crimes de ameaças com redução média de 15,05%. De janeiro a junho foram contabilizados 175 registros, no mesmo período de 2014 os casos chegaram a 206. Já nas ocorrências contra o patrimônio, oito modalidades de crimes também apresentaram diminuição no número de ocorrências.   Os furtos a comércios e a residências tiveram redução, no primeiro semestre, de 20 e 39 %, respectivamente. Os arrombamentos a comércios foram 28 ano passado, em 2015, dez estabelecimentos foram vitimas dessa prática criminosa.

Fruto ainda das ações da Polícia Militar, as blitz no trânsito aumentaram o número de condutores detidos e de veículos apreendidos. De janeiro a julho foram autuados por não possuírem carteira de habilitação 319 pessoas, número 41,15% maior do que no mesmo período do ano passado. No primeiro semestre foram recolhidas 32 CNH.

Outro dado importante apresentado pela Polícia Militar foram as apreensões de arma de fogo neste primeiro semestre. Durante as incursões foram retiradas de circulação 103 armas de fogo, entre elas, armas de grosso calibre, sendo um fuzil mosquefal 762 e uma espingarda calibre 12, além de outras armas como pistola calibre 40, revólveres 32,28, 40.

Aumento do Efetivo

Em relação a recomposição do efetivo policial, o Comando Geral da PMMA já confirmou que ainda este semestre mais de 400 novos soldados reforçarão o quadro da corporação em todo o estado. Além dessa medida, 1.884 candidatos excedentes a soldado da Polícia Militar foram convocados pelo Governo do Estado, para o Teste de Aptidão Física (TAF).

Novo Prédio

Além do reforço no efetivo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) vem tomando uma serie de medidas a fim de garantir uma melhor estrutura de funcionamento ao 11º BPM de Timon, entre elas, a construção de um novo prédio. A obra está 95% concluída. Uma equipe do Setor de Obras e Reformas da SSP esteve, no início da semana, vistoriando a obra.
01

02