Ações realizadas pelo 1º Batalhão de Polícia Militar

1bpm

PM reativa policiamento de motocicletas no Eixo Itaqui-Bacanga

Visando incrementar as ações da Polícia Militar em busca da redução do tempo de pronta resposta a população, o Comando de Policiamento de Área Metropolitano III (CPAM) em conjunto com o Comando de 1º BPM reativou o policiamento de motocicletas. Com a nova modalidade de policiamento, os bairros do eixo Itaqui-Bacanga passam a contar com um reforço nas ações de patrulhamento. Além destes, os bairros do João de Deus, polo do Coroadinho e parte do São Cristovão também serão atendidos.

O emprego das motocicletas e de policiais treinados para o uso eficiente e seguro em ações policiais resultará em um maior apoio as Unidades Militares de área nas atividades de policiamento ostensivo. A nova modalidade de patrulhamento tem contribuído para a redução dos índices de violência, principalmente em áreas com maiores índices de criminalidade.
01
“Diante do atual cenário de mobilidade urbana nos grandes centros populacionais, como é o caso da ilha de São Luis, o emprego de policiais militares com motocicletas assume um importante papel na prestação de serviços de segurança pública. Com esse novo formato de policiamento a PM prestará um serviço ainda mais eficiente em prol da sociedade”, disse o major Ilmar Gomes, comandante do 1º BPM.

Operação Falção

As equipes motorizadas deflagram, diariamente, a Operação Falcão. Cada equipe percorre bairros e áreas de difícil acesso. Em pontos mapeados como vulneráveis a PM faz um ponto-base e realiza abordagens em suspeitos, veículos e em motocicletas. O intuito, de acordo com o comando do 1º BPM, é impedir a circulação de armas, apreender armas e drogas e ainda localizar criminosos.

Na primeira semana de atividades, as equipes de motocicletas realizaram diversas apreensões, uma delas, ocorreu no bairro do Piancó. Na ação foi apreendido um revólver 38 e ainda drogas.
02

 

 

1º BPM retira mais uma arma de fogo de circulação

Militares do Grupo Tático Móvel (GTM) do 1º BPM retiraram mais uma arma de fogo de circulação. A ação deflagrada, na madrugada da última quarta-feira (14),na Rua México, Anjo da Guarda culminou na condução ao distrito policial de Clodomir Mendonça Amorim, 43 anos, morador do Bairro da Fátima. Na ação foi apreendida uma pistola PT 100.

Segundo informações policiais, durante  rondas pelo bairro do Anjo da Guarda, a guarnição foi acionada pelo CIOPS, para averiguar um suposto disparo de arma de fogo em via pública no nas proximidades da feira do bairro.
 
Ao chegar ao local, outra guarnição já atendia a ocorrência. Clodomir Mendonça foi conduzido para o Plantão da Vila Embratel, onde foi autuado por porte ilegal de arma.