Alunos da Escola Parque Vitória visitam Quartel da Polícia Militar

Logomarca PMAlunos do 9º ano da Escola Municipal Parque Vitória, do bairro Parque Vitória, no município de São José de Ribamar, visitaram na manhã de sábado (21), as instalações do Quartel do Comando Geral (QCG), da Polícia Militar do Maranhão, no Calhau em São Luís. Os alunos fazem parte do projeto “Mostre sua força para o bem”, desenvolvido pela professora da escola Francinete Moura em parceria com a Ouvidora do Sistema de Segurança Pública, Elivânia Estrela Aires, e conta com o apoio do comandante geral da PMMA, coronel José Frederico Gomes Pereira.
 
01
Durante a visita eles foram recepcionados pelo próprio coronel Pereira que transmitiu as boas vindas aos alunos, pais e professores presentes no passeio. O coronel apresentou algumas atividades desenvolvidas pela Polícia Militar do Maranhão, a começar pela Banda de Música que apresentou algumas canções aos visitantes.

Em seguida no Batalhão de Choque foram montados três stands (Choque, Companhia de Operações Especiais e Cavalaria), lá os alunos conheceram os armamentos e munições utilizados pelas unidades especializadas nas ações do dia-a-dia, além de assistirem uma apresentação de ataque e faro dos cães adestrados no Canil. Houve também uma simulação de invasão a residência (com acusado armado) feita pelos policiais da Companhia de Operações Especiais (COE).

No Esquadrão de Polícia Montada (EPMont), os alunos foram informados sobre o projeto social da Equoterapia e a importância da cavalaria no policiamento diário. Teve também uma apresentação hípica de saltos com obstáculos da escolinha de Equitação.
 
No CTA (Centro Tático Aéreo), eles foram instruídos sobre as operações aéreas no combate ao crime, resgate, salvamentos e armamentos. Conheceram também equipamentos utilizados nas operações.

A Ouvidora de Segurança, Elivania Aires, falou que o projeto tem como objetivo promover à conscientização e o combate à violência.  “A visita serviu para mostrar e orientar aos jovens a estrutura da nossa segurança ostensiva ou seja o serviço feito pela nossa Polícia Militar”.

O coronel Pereira, destacou a importância da educação e dos projetos sociais que objetivam a prevenção e o combate à violência. “Aproveitem e ouçam os ensinamentos de seus pais e professores, não se envolvam com marginais, digam não às drogas e a violência”. O oficial finalizou afirmando aos alunos que a polícia é amiga e parceria, e que eles quando precisarem sempre podem confiar na Instituição.

02

Mais fotos da visita

3

4