Alunos do Colégio Militar Tiradentes destaques nas olimpíadas nacional do conhecimento são homenageados pelo governador

colmilbrasao

Alunos do Colégio Militar Tiradentes que foram premiados nas olimpíadas do conhecimento de Matemática, Astronomia e Foguetes foram homenageados pelo governador Flávio Dino e a secretária de Educação do Estado, Áurea Prazeres, em solenidade que aconteceu no auditório do Palácio dos Leões, em São Luis,nesta segunda-feira (21). Também foram homenageados estudantes, professores e gestores escolares do Sistema Estadual deEnsino, destaques nas olimpíadas.

“Esta homenagem é importante e carregada de simbolismo. Vocês são vencedores, todos vocês: estudantes, gestores, pais e professores e, nesse momento, são vocês que estão presenteando o Maranhão”, enfatizou o governador Flávio Dino.

A secretária da Educação, Áurea Prazeres, frisou que acredita em uma educação viva, em movimento, capaz de mobilizar jovens não só por medalhas, mas pelo aprendizado. “Essa é uma vitória grande para todos nós. Vamos mobilizar a educação, a maior causa do nosso estado”, frisou.
01Sobre este estímulo, a estudante Juliana Arraes do Colégio Militar Tiradentes 1, em São Luis, falou que “é um iniciativa importante, porque com isso o aluno se sente mais motivado. A olimpíada abre um leque de possibilidades no que diz respeito à pesquisa, e possibilidades de mestrados e doutorados também”, lembrou.

Desde o início da atual gestão, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) mobiliza as Unidades Regionais de Ensino (UREs), para aumentar a participação das escolas da rede, nas olimpíadas, objetivando que os estudantes sejam protagonistas do seu aprendizado, do seu crescimento e de suas vitórias. A ação faz parte do eixo tecnologias do Programa ‘Escola Digna’, que denomina a Macropolítica de Educação do atual governo.
Participaram do encontro a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres; o secretário-adjunto de Gestão Institucional da Seduc, Williandickson Azevedo; a coordenadora das Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas, Valdiane Araújo; o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado; além dos diretores das três unidades do Colégio Militar Tiradentes.

Os alunos destaques do Colégio Militar Tiradentes foram Juliana Arraes que recebeu a menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) e, também, está participando da fase internacional da Olimpíada Brasileira e Astronomia e Astronáutica. Ainda na OBMEP os alunos André Felipe recebeu medalha de prata na OBMEP e Francisco Inácio, a de bronze.

Na tarde de terça-feira (22), o comandante geral Coronel Marco Antonio Alves da Silva, recebeu, em seu gabinete, no Quartel do Comando Geral, o coronel Roberto, diretor de ensino da corporação, o tenente-coronel Cavalcante, o major Brandão e o major Espíndola diretores, respectivamente, do CMT 2 (Imperatriz) do CMT 1 (São Luis) e CMT 3 (Bacabal). Durante a reunião, o comandante geral destacou o resultado expressivo do Colégio Militar, que coleciona vários títulos em olímpiadas nacional do conhecimento colocando-o entre as melhores escolas do estado.