Alunos do curso de cabos da PM realizam instruções de tiro policial com equipamentos de Paintball

Policiais Militares do Curso Especial de Formação de Cabos, CEFC PM 2018, da Polícia Militar do Maranhão realizaram nesta quinta-feira (24), instruções de Tiro Policial utilizando os equipamentos do Paintball como recurso didático. A aula aconteceu na pista de tiro do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), no Tiribi.

Segundo o coronel Becker, comandante do CFAP, a PM sempre está inovando as suas instruções buscando empregar novas tecnologias na didática do ensino para o aperfeiçoamento do policial militar. “Estamos utilizando da prática do combate simulado através dos recursos da modalidade do Paintball, onde os participantes simulam operações militares ou de mera recreação com armas não letais. Durante a aplicação da pista policial os alunos foram submetidos a diferentes níveis de estresse, provocados através da verossimilhança entre o teatro de operações e o ambiente de confronto real. Foram várias simulações de combate em ambiente confinado, utilizando-se de técnicas de conduta de patrulha em local de alto risco”. Disse o oficial.

O capitão Frazão (ROTAM), um dos instrutores da disciplina, ressaltou que esta experiência é primordial para os policiais, pois o treinamento complementa a visão tradicional dos treinos estáticos em estandes, onde o alvo não revida, e possibilita uma instrução mais dinâmica, com combate real entre equipes táticas, exigindo que o profissional utilize as técnicas e táticas de forma instintiva.

Sobre o curso

O Curso de Formação Especial de Cabos PM tem por objetivo qualificar os cabos da Polícia Militar do Maranhão quanto aos conhecimentos necessários à ascensão profissional. A conclusão do curso com êxito é um dos requisitos para o militar galgar sua próxima promoção (terceiro sargento).

Coronel Luongo durante sua fala na formatura

Além da disciplina Tiro Policial, os militares tiveram aulas de Abordagem Policial, Direito Penal, Uso diferenciado da Força, Direitos Humanos, dentre outras.

Instrução de Tiro Policial

O curso começou teve sua fase a distância de 05 de fevereiro a 30 de abril de 2018, e sua conclusão com a etapa presencial finalizada com a formatura desta terça-feira (29), ocorrida no CFAP. Foram formados 192 profissionais em todo o Maranhão, os quais concluíram o curso com aproveitamento integral e finalizam mais uma etapa importante em suas vidas.

Primeiros colocados foram homenageados