APMGD forma 42 novos aspirantes a oficias

1

A Polícia Militar do Maranhão formou nesta sexta-feira, 08, a 20ª Turma de Aspirantes PM, são 42 novos profissionais de segurança pública que servirão à sociedade maranhense, honrando o compromisso de bem servir a comunidade na busca da garantia de um dos direitos fundamentais do cidadão, a segurança. A Solenidade iniciou às 18h e foi realizada no pátio externo do Quartel do Comando Geral da PMMA.

Estiveram presentes, o Secretário de Segurança do Estado, Jeferson Portela; o Comandante Geral da PMMA, coronel Frederico Pereira; o Subcomandante da PMMA, coronel Jorge Allen Guerra Luongo; o Diretor de Ensino da PMMA, coronel Laércio Osório Bueno; o Comandante da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMDG), coronel Raimundo Nonato Santos Sá; a coordenadora do CFO na UEMA, professora Vera Lúcia; o professor Porfírio Guerra, representando o Reitor da UEMA, Gustavo Pereira, além de familiares, oficias e praças da corporação.

A 20ª turma da APMGD “Dragões de Ferro” leva como nome de patrono o coronel da reserva remunerada Carlos Augusto Castro Lopes in memorian. Os formandos têm como paraninfo o Subcomandante da PMMA, coronel Jorge Allen Guerra Luongo e nome de turma, Tiago Antonio Ferro Castro in memorian.

A Polícia Militar do Maranhão, por meio da Diretoria de Ensino e do órgão que lhe é subordinado, a Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD), Unidade de Ensino Superior da Corporação, vem formando, aperfeiçoando e especializando seus oficiais com base na filosofia de respeito à vida, à integridade física e a dignidade da pessoa humana, bem como no reconhecimento de seus profissionais, objetivando, acima de tudo, servir o cidadão com qualidade máxima.

O Curso de Formação de Oficiais PM é fruto de um convênio de mútua cooperação técnico-científico firmado com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e reconhecido pelo MEC.

Os futuros Comandantes e Líderes da PMMA – cadetes – na Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias, recebem ensinamentos que lhes proporcionarão a verdadeira formação intelectual, técnico-profissional, ética-moral, física, social, cultural, humana, fortalecidos pelos valores e princípios religiosos, calcados nos pilares essenciais da corporação – hierarquia e disciplina, como valores supremos da Academia.

Ao final do CFO o Cadete é declarado aspirante-a-oficial PM e após seis meses de Estágio Probatório, é promovido ao posto de 2º tenente PM, iniciando sua carreira no Oficialato da Polícia Militar do Maranhão.

A festa de Formatura dos aspirantes PM já é tradição, tanto na Corporação como na sociedade maranhense, evento que vem coroar com êxito todo um trabalho incansável desenvolvido pelos docentes, discentes e corpo administrativo da PMMA, por meio da APMGD e UEMA.