APMGD REPRESENTA O MARANHÃO NAS DISPUTAS DOS JOGOS ACADÊMICOS MILITARES

IMG-20171004-WA0035

A 33ª edição dos Jogos Acadêmicos das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares (JAPBM), organizada pela Academia de Polícia do Guatupé, sediada na cidade de São José do Pinhais, no estado do Paraná, que ocorreu no período de 23 a 30 de setembro de 2017, chegou ao fim com bons resultados para o estado do Maranhão, representado pela Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD).
O Maranhão compareceu ao evento com uma delegação de 50 cadetes da Polícia Militar distribuídos em 12 modalidades (Técnicas Policiais Militares, Futebol Society, Futsal masculino, Futsal feminino, Judô, Natação, Atletismo, Orientação, Tiro, Tênis, Xadrez, Duathon Aquático) conseguiu superar o quantitativo reduzido de alunos e tirar o máximo proveito nas disputas, superando resultados obtidos em edições anteriores do evento.
O maior destaque na competição ficou por conta do Atletismo que conseguiu medalhas nos revezamentos 4 x 100 e 4 x 400 masculino, nas provas de 1500, 800, 200 e 100 metros masculino e feminino, salto em distância masculino e feminino, lançamento de dardo e disco masculino. No total foram 11 medalhas entre outro, prata e bronze.

IMG-20171004-WA0036

Uma das provas que chamou atenção das delegações foi a de Técnicas Policiais devido a especificidade da modalidade, diretamente ligada ao fazer profissional. A equipe maranhense conseguiu o primeiro na disputa solucionando de forma precisa a ocorrência proposta pela organização, superando equipes de renome nos jogos, como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Paraíba.
Na natação a APMGD obteve resultados nas provas masculinas de revezamento 4 x 50, 400 e 50 metros livres, sendo 3 medalhas, todas de prata. A outra modalidade com medalhas é o judô, com uma prata na categoria leve feminino e dois bronzes, um na categoria meio pesado e outro na categoria pesado mais de 100 kg.

IMG-20171004-WA0038
Nas quadras, a equipe do futsal masculino chegou à final e faturou a prata após a disputa com o time de Goiás. O futsal feminino disputou a medalha de bronze com o Paraná e ficou em quarto na classificação final.
A equipe de tiro participou da competição em três modalidades de Carabina e TAR (Tiro Rápido Acadêmico) e IPSC (International Practical Shooting Confederation). Ao final das disputas o Maranhão ficou em 3º lugar geral entre equipes com a Carabina e obteve o 2º lugar individual nessa categoria.

RESULTDO GERAL MEDALHAS DO MARANHÃO:
Atletismo
Ouro
– Lançamento de dardo
– Salto Distância feminino
– Diego
– Priscila
Prata
– Revezamento 4x 400
– Revezamento 4 x 100
– 800 metros
– 100 metros
– Vinícius; Aymoré; Matos e Yuri
– Borges; Aymoré; Nogueira e Matos
– Batista
– Priscila
Bronze
– 100 metros
-1500 metros
– Lançamento de disco
– 200 metros
– Salto em distância
– Borges
– Batista
– Diego
– Aymoré
– Rebouças
TOTAL: 11 medalhas

Natação
Prata
– Revezamento 4 x 50 livres
– 50 metros livres
– 400 metros livres
Bronze
– 50 metros costa
– Rodrigues; Enrico; Bogéa e Galeno
– Enrico
– Enrico
– Galeno
TOTAL: 04 medalhas

Judô
Prata
– Categoria leve (até 60kg)
Bronze
– Categoria meio pesado (até 100 kg)
– Categoria pesado mais de 100kg
– Marly
– Assunção
– Alex
TOTAL: 03 medalhas
Tiro
Prata
-Carabina Individual
Bronze
– Geral por equipes carabina
– Arraes
– Soeiro; Arraes; Ronan e Max
TOTAL: 02 medalhas
Futsal
Prata
– Vinicius; Borges; Vitor; Araújo; Enrico; Ribeiro; Rebouças; Estrela; Ronan; Frazão; Yuri; Talison.
Técnicas Policiais
Ouro
– Vilar; Borges; Tágora; João Alves; Rebouças e Brito.
As equipes das diversas modalidades foram compostas por cadetes do 1º, 2º, 3º e 4º anos, que durante alguns meses alteram sua rotina e incorporaram o treinamento específico das modalidades que participaram. Abaixo segue a relação por categoria:

Atletismo: Vinícius; Borges; Jéssica; João Alves; Batista; Diego; Aymoré; Dayane; Rebouças; Priscila; Nogueira; Romilda; Matos; Brito; Iury; Marly
Judô: Marly; Protázio; Diego; João Alves; Arraes; Assunção; Alex.
Futsal masculino: Vinícius; Borges; Vitor; Araújo; Ribeiro; Enrico; Rebouças; Frazão; Estrela; Yuri; Ronan; Talison.
Futsete: Vinícius; Borges; Vitor; Araújo; Diego; Aymoré; Ribeiro; Rebouças; Rômulo; Claudir; Frazão; Estrela; Ronan; Yuri; Talison e Assunção
Futsal feminino: Tágora; Jéssica; Rafaela, Juliana; Caroline; Dayane; Mariane; Priscila; Erika; Romilda e Marly
Tiro:
Carabina: Soeiro; Arraes; Ronan; Max
TAR (tiro acadêmico rápido): Soraya; Ana Silva; Sousa; Braga; Silva Filho
IPSC: Nunes; Sousa; Braga; Galeno
Natação: Rodrigues; Enrico; Juliana; Castelo Branco; Bogéa e Galeno
Técnicas Policiais: Vilar; Borges; Tágora; João Alves; Rebouças e Brito
Duathon: Diego; Bogéa; Galeno
Orientação: Protázio; Rômulo; Ronan; Max e Brito
Xadrez: Castelo Branco; Silva Filho e Freitas.
Comissão técnica: Coronel Sá; Tenentes Coronéis Donjie, Roner e Washington; Capitão Werlysson.

É importante destacar que todas essas conquistas são fruto do empenho dos gestores do Estado e da Polícia Militar em desenvolver um trabalho sólido e de qualidade que contribua com a formação de profissionais integrados com a sociedade e com valores colaborativos que a prática esportiva proporciona. Nesse sentido, o comandante da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias mais uma vez agradece o apoio do Comandante e Subcomandante Geral da PMMA, os coronéis José Frederico Gomes Pereira e Jorge Alen Guerra Luongo, ao Diretor da Divisão de Ensino da PMMA, coronel Ozório, ao governador do Estado, Flávio Dino, e ao secretário de Segurança, Jefferson Miller Portela, pelo esforço feito e recursos investidos.