Aspirantes da PM participam da colação de grau da UEMA

Logomarca PM

Dezessete aspirantes do Curso de Formação de Oficiais (CFO),  da Polícia Militar do Maranhão participaram na noite de quinta-feira (10), no Auditório Pedro Neiva de Santana, no Cohafuma,  da solenidade solene de Autorga de Grau da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

A solenidade foi presidida por Gustavo Pereira da Costa, reitor da Instituição e contou com a presença dos coronéis Jorge Allen Luongo e Antonio Roberto; Subcomandante Geral e diretor de Ensino da PMMA respectivamente. Estiveram presentes ainda , autoridades do poder  judiciário, civis e eclesiástica, além dos professores e familiares dos formados .

 3

Na oportunidade, o reitor parabenizou os formados e familiares destacando a importância do momento na vida profissional por meio da educação. “A Colação de Grau é o coroamento de todo o trabalho desenvolvido em nossa Instituição, agora vocês estão prontos, e são profissionais de nível superior, aptos para se integrarem à sociedade”. Disse o Gustavo Pereira.

Sobre o CFO e formação dos aspirantes

O CFO é fruto de um convênio de mútua cooperação técnico-científico firmado com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Polícia Militar, sendo reconhecido pelo MEC e está pedagogicamente dividido em oito períodos, com carga horária total de 5.190 horas/ aulas. Ao longo de seus 22 anos, a APMGD, em parceria com a UEMA, formou 519 Oficiais, sendo 475 do Estado do Maranhão, 25 do Estado do Piauí, 05 do Estado do Acre, 04 do Estado do Ceará e 10 do Estado de Sergipe, todos diplomados como Bacharéis em Segurança Pública.

Dentro da estrutura curricular as disciplinas do núcleo comum foram ministradas na UEMA. Já as disciplinas dos núcleos específico e livre foram ministradas na Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD). Os aspirantes passaram, ainda, pelo Estágio Prático Supervisionado, que é realizado nas Unidades Policiais Militares – UPM da Região Metropolitana de São Luís e do interior do Estado, e após seis meses serão promovidos ao posto 2º tenente.

4