Assembleia faz homenagem aos 181 anos da PMMA e ao Proerd

PMMA 1

Foi realizada na manhã de quarta-feira (7), na Assembleia Legislativa do Maranhão, uma sessão solene em homenagem aos 181 anos da Polícia Militar do Maranhão e aos  15 anos do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). Autor da proposição, o deputado Marco Aurélio, concedeu ao deputado Cabo Campos, que é policial militar, o direito de presidir a sessão.

DSC 1749 

Em sua Fala, Marco Aurélio parabenizou o brilhante trabalho realizado pelos bravos homens e mulheres que diariamente arriscam suas vidas pelo bem estar da população. O deputado destacou ainda os investimentos realizados pelo governador Flávio Dino na corporação ao longo dos últimos dois anos e meio.

DSC 1798

“Classifico como fundamental reconhecer o trabalho que a briosa polícia militar tem feito ao longo destes 181 anos, com atuação forte em todos os 217 municípios maranhenses, bem como na firmeza em prezar pela manutenção da ordem. Fico feliz em poder destacar o grande trabalho que o governador tem feito no crescimento e fortalecimento da instituição, por reconhecer o quanto é importante que se dê condições dignas de trabalho para que esses honrados homens e mulheres possam nos proteger e cuidar dos nossos jovens”, destacou o deputado Professor Marco Aurélio.

DSC 1838

O comandante da PM, Coronel Pereira, agradeceu o apoio do deputado Marco Aurélio nos últimos anos e agradeceu o reconhecimento expressado pelo parlamentar através da solenidade, em seguida destacou os desafios e avanços enfrentados pela briosa desde sua criação.

DSC 1751

Além dos deputados estaduais, o evento contou com as presenças de autoridades municipais, civis e militares.

A PMMA foi instituída pela Lei Provincial nº 21, de 17 de junho de 1836. Cumpriu, ao longo de sua trajetória, diversas missões constitucionais se consolidado como um dos pilares do Estado Democrático de Direito, em defesa da paz, dos direitos humanos e da integridade física e dignidade dos cidadãos e cidadãs. No Maranhão, ela está presente nos 217 municípios maranhenses. Atualmente, tem como comandante-geral o coronel José Frederico Gomes Pereira, que frisou a evolução da corporação ao longo dos tempos.

DSC 1764

O Proerd é um programa de prevenção primária aplicado nas escolas da rede pública e privada, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e séries iniciais, por meio do Proerd kids. O programa conta com o apoio da escola e da família, visando, através de atividades educacionais em sala de aula, prevenir o uso indevido de drogas e a prática de atos de violência entre crianças e adolescentes.

No Maranhão, o programa foi instituído pela Polícia Militar no ano de 2002, inicialmente na cidade de Santa Inês, com a formação de 240 crianças. Desde a sua implantação, já esteve presente, pelo menos uma vez, em 133 municípios do estado, já tendo formado mais de 370.000 crianças na faixa etária de 05 a 12 anos.