Barra do Corda-MA comemora 66 dias sem homicídios

5bpm

Com as práticas implantadas pelo comando do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) no policiamento ostensivo a cidade de Barra do Corda comemora 66 dias sem registro de nenhum homicídio. O resultado, de acordo com o tenente-coronel Antônio Eriverton Nunes, é fruto do empenho dos policiais militares que compõem o 5º BPM e do trabalho em conjunto com a Polícia Civil. Além dos homicídios, o oficial da PM afirmou, ainda, que crimes como assaltos, roubos a comércios e de motocicletas também tiveram redução.

Somente este ano, foram recuperadas 41 motocicletas que haviam sido tomadas de assaltos na região. “Ao perceber que na área de responsabilidade do 5º BPM os crimes estão sendo combatidos, os criminosos acabam ficando frustrando, pois sabem que não tem vez em nossa região”, comentou o tenente-coronel Eriverton.

Operações

A redução no número de homicídios na cidade de Barra do Corda se deve as constantes operações deflagradas pelo 5º BPM. Na região são realizadas as operações Fecha Quartel, na qual o policiamento ostensivo  é reforçado com o emprego dos policiais da área administrativa que são deslocados para o serviço de rua; Duas Rodas e Cidade Segura, todas coordenadas por oficiais superiores. Além destas, as equipes da PM do 5º BPM realizam blitz e barreiras policiais na BR-226, que dá acesso a cidade.

Além das operações, o Serviço de Inteligência têm trabalhado a fim de identificar criminosos que agem na região. No trabalho desenvolvido a fim de reduzir os índices, o 5º BPM por meio do Esquadrão Àguia executa, ainda, o policiamento de motocicleta e realiza constantes incursões nos povoados do município, o que tem resultado na desarticulação de criminosos, apreensões de veículos irregulares, recuperação de veículos roubados, apreensões de armas de fogo e drogas e prisões de traficantes.

“ Aliado aos trabalhos das viaturas, a região coberta pelo 5º BPM conta com o motopatrulhamento que é uma modalidade de policiamento ostensivo com funções de prevenção e repressão ao crime e manutenção da ordem pública que se destina ao atendimento das ocorrências policiais que demandam menor tempo-resposta”, disse o comandante do 5º BPM.

A satisfação, o contentamento e a credibilidade da sociedade nas atividades da Polícia Militar são visíveis, principalmente nos momentos de devolução dos seus bens, como é o caso dos veículos que lhes são devolvidos.

Apreensões

Um dos pontos apontados como cruciais que resultam na redução de homicídios é a apreensão de armas de fogo. Uma das apreensões ocorreu, no último 17, na qual policiais militares do esquadrão Àguia de Barra do Corda  faziam rondas no Bairro Jardim do Éden, quando avistaram Clemilton da Silva Sousa  em atitude suspeita. Com ele foi apreendido uma arma falsa. Em outra ação foi  retirado de circulação foi um revólver calibre 32 com cinco munições intactas, reduzindo, assim, os assaltos e homicídios.