Batalhão de Polícia Ambiental e Comando de Policiamento de área 1 têm novos comandantes

A PMMA realizou duas passagens de comando na manhã de quinta-feira (05) no Quartel do Comando Geral, no Calhau, em São Luís. Na solenidade que foi presidida pelo novo comandante geral, coronel Jorge Luongo, o coronel PM Alexandre Francisco dos Santos assumiu o comando do CPAM 1, Comando de Policiamento de Área 1, em substituição ao coronel Pedro Ribeiro e o coronel Adenilson de Santana assumiu o comando do Batalhão de Polícia Ambiental, substituindo o coronel Alexandre.

O coronel Alexandre falou da sua experiência e trabalho desenvolvido por meio de programas voltados ao meio ambiente e a parceria de órgãos e comunidade. “Implantamos vários projetos sociais, promovemos palestras para diferentes públicos com intuito de educar para preservar e estreitamos laços com os principais seguimentos de preservação e conservação ambiental. Além disso, com apoio de toda tropa, combatemos incidentes criminais ambientais em todo o Maranhão”, destacou.

O coronel Pedro Ribeiro em suas palavras de despedida destacou a importância do policiamento desenvolvido pelo CPAM 1 e os resultados obtidos em combate ao crime. “O CPAM 1 é um grande laboratório, pois tem uma grande responsabilidade de garantir a segurança em áreas de características bem diversificadas como contingente populacional, potenciais turístico, cultural e comercial”, ressaltou.

O coronel Jorge Luongo frisou os resultados positivos alcançados pelo Maranhão e os investimentos do governo que têm colocado o Estado em situação destaque entre as federações. “Nesse mês de março obtivemos o menor percentual de crimes e homicídios dos últimos 11 anos. Para alcançarmos esses números contamos com os investimentos do governo e trabalho diuturno da tropa”, declarou.

“Agradeço o empenho do coronel Pedro Ribeiro que não mediu esforços para desenvolver operações a ações de combate ao crime, e ao coronel Alexandre que contribuiu com seu vasto conhecimento ambiental e agora tem essa nobre missão de estar à frente de um grande comando da capital”, ressaltou o comandante.

O comandante também elogiou o trabalho do coronel Adeilson de Santana frente a Diretoria de Inteligência e disse que o  coronel  que já comandou o Batalhão Ambiental, tem formação na área ambiental, aliada a sua experiência e formação profissional.

O comando da corporação também  parabenizou os trinta e nove policiais militares que concluíram o estágio na ROTA Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar da PM de São Paulo. Os policiais seguiram viagem no final do mês de março, a capital paulista sob o comando do coronel Sodré, comandante do Batalhão de Operações Especiais – BOPE. Durante o estágio, receberam instruções técnicas e táticas, abordagem em geral e instrução de patrulhamento em local de alto risco. Também realizaram visitas técnicas no Comando de Operações Especiais e Grupamento de Radiopatrulha.