Cadetes da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias da PMMA iniciam apresentação de monografias

apmgd

A Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias da PMMA iniciou, na manhã de segunda-feira (17), no auditório do Quartel do Comando Geral, no Calhau, em São Luis, a programação de apresentação dos trabalhos monográficos de conclusão dos alunos cadetes, do 4º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO).

Durante nove dias, de segunda-feira(17) à quinta-feira (27),  18 cadetes apresentarão seus trabalhos sob a supervisão da professora Dra Vera Lúcia Bezerra Santos, diretora do Curso de Formação de Oficiais da Universidade Estadual do Maranhão, instituição parceira da APMGD na formação dos alunos.

Na abertura dos trabalhos, o coronel Roberto dos Santos, diretor de ensino da corporação, destacou a preparação dos alunos e etapas da aprendizagem dos futuros comandantes e gestores da PMMA. “Hoje é um grande momento na vida do cadete em que ele colocará em prática parte dos ensinamentos da  formação do CFO. Os senhores foram capacitados com os melhores professores e mestres mediante  disciplinas específicas e técnicas da atividade policial, como disciplinas que versam sobre áreas do direito e diferentes esferas do conhecimento”. Explicou o diretor de ensino.
01
Para o comandante da Academia, coronel Furtado Moreira, a apresentação dos trabalhos representa uma importante etapa na vida do cadete que já vive a expectativa do grande momento que é a declaração à aspirante a oficial. “Hoje o cadete vive uma das mais importantes etapas de sua vida acadêmica, antes do grande momento de declaração à aspirante a oficial. “Depois das dificuldades inerentes á formação dos oficiais, o aluno já começa a vislumbrar suas vitória e resultados, frutos de sua dedicação e preparação. Seu trabalho poderá ser analisado e posto em prática pela instituição”. Disse o coronel Furtado.

Antes de iniciar a apresentação, os cadetes do 4º ano que concluíram o curso Método Giraldi que consiste em aulas de tiro defensivo com enfoque principal na preservação da vida, receberam o brevê que é  um símbolo em metal utilizado no uniforme do policial que concluiu o curso.

Além do Método Giraldi, os cadetes também fizeram o curso operacional de Força Tática como parte do estágio final do CFO.
O cadete Luciano Muniz foi o primeiro a apresentar a monografia. Para compartilhar desse grande momento trouxe seus familiares para assistir sua defesa monográfica.

“Após a tormenta, vem a tranquilidade, hoje será o coroamento de uma grande etapa de nossa vida”, disse o cadete minutos antes de iniciar a apresentação de sua monografia que teve como tema; “Análise de qualidade de vida dos policiais da companhia de Polícia de Turismo da PMMA” com orientação da professora Vera Lúcia Bezerra.
 
Diante da banca, formada também pelo professor Rômulo Travassos e pelo major Roberto, comandante da CPTur,  o cadete discorreu sobre o comportamento dos policiais utilizando linhas de literatura científica sobre comportamento. Para isso, ele analisou detalhadamente a rotina e ações desenvolvidas pelo militar.
02