Cavalaria uma grande ferramenta da PM no Carnaval

Uma grande ferramenta de segurança utilizado pela PMMA, nesse carnaval é o policiamento Montado. Esse policiamento atua geralmente com conjuntos (cavalo e cavaleiro) e é desempenhado em locais de difícil acesso do policiamento a pé e motorizado, em especial no nosso carnaval estão sendo empregado nos Circuitos Madre Deus e Deodoro, e diariamente nas orlas marítimas.

Uma das principais características desse policiamento é a colocação do PM em um plano mais elevado em relação aos seus “oponentes”. Com isso, aumenta significativamente sua ostensividade, tornando-se quase impossível que o policial montado passe despercebido.

A ostensividade aqui evidenciada é válida tanto para inibir as práticas delituosas como serve para aproximar o policial da sociedade. Como por exemplo, a declaração do sentimento de segurança de uma turista da cidade de Teresina-PI, “me sinto muito segura aqui, com esses policiais montados em seus cavalos”, disse Maria Soares, 32 anos.

“Nesses grandes eventos sempre estamos contribuído para assegurar a tranquilidade e a paz pública, nosso objetivo é esse oferecer o melhor serviço para os brincantes”, comentou o major Márcio Silva, comandante do 1º Esquadrão de Polícia Montado da PMMA.