Quarta unidade da Escola Militar Tiradentes será construída em Caxias

1A educação do estado ganhará a quarta unidade do Colégio Militar Tiradentes da Polícia Militar do Maranhão: Colégio Militar Tiradentes 4 que será construído na cidade de Caxias, distante 368km de São Luis. Atualmente, o Colégio Militar tem obtido resultados expressivos na educação do estado por meio do desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb.  A escola também tem se destacado nacionalmente em olimpíadas de várias disciplinas e competições esportivas.

 Na terça-feira (17), aconteceu a primeira reunião com participação da  PMMA e a secretaria de educação do estado (Seduc) com objetivo de definir ações visando a instalação da unidade de ensino. O encontro que aconteceu na Seduc, contou com a participação do comandante geral da PM, coronel Alves, da secretária de educação do estado, Áurea Prazeres, do diretor de ensino da corporação, coronel Roberto, do secretário adjunto de gestão educacional, Willian Dickson, do comandante do 2º BPM (Caxias), tenente-coronel Ruy, do subcomandante da Academia de Polícia Gonçalves Dias, tenente-coronel Ribamar, do diretor do CMT1 (São Luis), major Brandão e das professoras Lacy Lourdes e Maria Marciana Bezerra.

Segundo o comandante geral, a escola é um orgulho para a corporação e, desde que foi criada, desponta entre as melhores escolas do estado. “Juntamente com a secretaria de educação realizaremos mais uma grande obra para a educação do estado; a instalação da escola em Caxias vem atender um grande anseio daquela comunidade”. Ressaltou o coronel Alves.

Para o diretor de ensino, coronel Roberto, a ampliação dos colégios militares é um reconhecimento dos resultados relevantes conquistados pela escola. “A PMMA tem oferecido um ensino de qualidade por meio de uma equipe de docentes, gestores altamente capacitados que elevam o nome da escola, colocando-a no ranking das melhores do estado e, também, tornando-a uma das mais procuradas do Maranhão para ingresso de novos alunos”. Frisou o diretor de ensino. O coronel Roberto lembrou também que o CMT 4 funcionará no prédio da escola Monsenhor Cloves Vidigal que será reformada e ampliada pelo governo do estado.

Desde que foram criadas, as escolas militares da PMMA têm obtido resultados expressivos na educação do estado e em todo o Brasil por meio do desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, das olimpíadas nacionais de várias disciplinas e competições esportivas. Após divulgação do ranking final do Enem 2014, o CMT 1, em São Luis, manteve, assim como nos anos anteriores, o 1º lugar entre as escolas públicas do estado. O CMT 2, em Imperatriz, ocupou o 3º lugar na disputa e o CMT 3 de Bacabal ficou em 5º lugar entre as melhores escolas públicas do Maranhão.