CFAP inicia Curso Especial de Formação de Cabos – fase presencial

CFAP

O Comando do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar do Maranhão realizou, nesta segunda-feira (24), a abertura da fase presencial do Curso Especial de Formação de Cabos PM 2017 II. Esteve presente na formatura o coronel José Frederico Gomes Pereira, Comandante Geral da PMMA.

O CFAP tem a competência de formar e aperfeiçoar as praças da Polícia Militar do Maranhão. Para isso, conta com um efetivo de profissionais que trabalham diuturnamente para oferecer o melhor ensino aos seus alunos.

Neste sentido, o Curso Especial de Formação de Cabos faz parte do processo de formação da Praça PM, desenvolvendo os aspectos profissionais inerentes a esta graduação. O Cabo é o primeiro nível de autoridade hierárquica na cadeia de comando e o primeiro estágio de liderança na carreira policial militar, para tanto deve assimilar os conhecimentos e as responsabilidades inerentes a este cargo.

Nas promoções a Cabo PM, o promovido, a fim de atingir às próximas graduações, deve ser matriculado no Curso Especial de Formação de Cabos. A conclusão do curso, com aproveitamento, é requisito essencial para nova promoção.

O curso tem por objetivo qualificar as praças PM no que diz respeito aos conhecimentos necessários para ascensão profissional, estimulando doutrinas e práticas uniformes na prestação de segurança pública e na defesa da dignidade da pessoa humana. E tudo isso, além de contribuir com a integração dos policiais militares e promover a consolidação das Políticas Públicas na área da segurança.

O Curso teve início com a fase à distância, no dia 08 de maio de 2017, onde todos os alunos obtiveram êxito, tornando-se aptos para as próximas quatro semanas de cursa na modalidade presencial.

Esta etapa ocorre simultaneamente em cinco pólos de ensino, distribuídos em diversas regiões maranhenses: São Luís (110 alunos), Imperatriz (28 alunos), Balsas (14 alunos), Timon (31 alunos) e Bacabal (22 alunos). A solenidade marca o começo das atividades da fase presencial do CEFC PM 2017 II, pólo São Luís. Estão presentes no CFAP Cabos lotados na Capital e em diversos municípios do interior do Estado, onde os mesmos participam da fase presencial deste aprimoramento profissional.

Após a solenidade de recepção dos alunos no pátio de formaturas do CFAP, os alunos participaram da aula inaugural ministrada pelo coronel QOPM Laércio Ozório Bueno, Diretor de Ensino da PMMA.