Colégio Militar da PM é destaque no Enem entre as escolas públicas do estado

colmilbrasao

Após divulgação da classificação geral do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2014, o Colégio Militar Tiradentes, da Polícia Militar do Maranhão, manteve, assim como nas ediçoes anteriores,  o resultado expressivo de estar entre os primeiros lugares entre as escolas públicas estaduais. O resultado mostrou também o crescimento significativo do colégio Militar Tiradentes 2, em Imperatriz, que, em relação ao ano anterior, pulou da 10ª posição para a 3ª, o que a colocou na 3ª posição do ranking das escolas públicas de todo o Maranhão.

No ranking final, a unidade da capital maranhense continuou com a posição do 1º lugar entre as escolas da rede pública deste Estado no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2014,  desta vez, destacou-se com a média de 538,86 pontos Observando dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), esta escola, cresceu no ranking nacional e estadual. Além disso, em comparativo de médias com as Escolas da Rede Privada da Capital destacou-se entre as vinte melhores escolas da capital Maranhense. Já o CMT 3, em Bacabal, em 5º. Para o diretor de ensino da corporação, coronel Antônio Roberto dos Santos Silva, as escolas com pouco tempo de existência já alcançaram resultados relevantes no cenário da educação do Maranhão. Segundo o coronel, todos os anos os estudantes têm participado de olímpiadas nacionais em várias disciplinas, obtendo, também , grandes conquistas. Destacou ainda os projetos, feiras de ciências desenvolvidos pelos alunos com supervisão dos professores.

Ranking do estado rede pública:
1º Colégio Militar Tiradentes 1 (São Luis);
2º CE Thales Ribeiro (Caxias-MA);
3º Colégio Militar de Imperatriz;
4º Colégio Militar 2 de Julho (São Luis);
5º Colégio Militar em Bacabal.

O Colégio Militar Tiradentes da Polícia Militar do Maranhão, unidade São Luis, foi criado em 28 de novembro de 2006, conveniado com a Secretaria de Estado de Educação, é um dos órgãos de ensino da Polícia Militar do Maranhão e tem como missão educar dependentes de policiais militares e da comunidade em geral, tendo por objetivo ministrar o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries e o Ensino Médio de 1ª a 3ª séries, que hoje se enquadram nos níveis qualificados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), como Educação Básica. Os pais que optam pelo colégio militar para realizar a educação de seus filhos desejam que estes absorvam a cultura, a tradição, e o modo de fazer e de agir de um ambiente hierarquizado e disciplinado.
01
O Colégio Militar Tiradentes possui uma estrutura diferente dos demais colégios da rede pública ou particular do estado do Maranhão, seguindo as diretrizes das Polícias Militares ou Forças Armadas, assim como, outros Colégios Militares da Federação, sem com isso, modificar o programa de disciplinas estabelecido pela Secretaria de Estado da Educação(SEDUC).

Anualmente o Colégio Militar Tiradentes realiza processo seletivo para ingresso de novos alunos. É realizado por meio de concurso de admissão do 6º ano do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio.

As vagas são distribuídas na proporção de 50% para os dependentes legais dos policiais militares e outro 50% destinados a comunidade em geral.

O Colégio Militar Tiradentes em sua ação educacional desenvolve segundo valores, costumes e tradições militares as seguintes metas:

Permitir ao aluno desenvolver atitudes e incorporar valores familiares, sociais e patrióticos que lhe assegurem um futuro de cidadão patriota, cônscio de seus deveres, direitos e responsabilidades, qualquer que seja o campo profissional de atuação no futuro.