Colégio Militar Tiradentes I abre inscrições para processo seletivo 2018

foto 2

 Foram abertas as inscrições para o seletivo do Colégio Militar Tiradentes-I, sediado em São Luís. Entre os dias 04 e 16 de dezembro, candidatos dependentes de policiais militares, bem como da comunidade da Vila Palmeira e de toda a cidade se inscreverão para concorrer a vagas no 60 e 90 ano do Ensino Fundamental e na 1a e 3a série do Ensino Médio.

A Direção da escola organizou um esquema especial para receber os candidatos e seus responsáveis, uma vez que a procura pelo CMT-I tem aumentado ao longo dos anos. Adaptações no espaço escolar foram realizadas tanto para maior conforto dos concorrentes, quanto para que o fluxo das atividades de professores e alunos não sofra interferência da grande movimentação que costuma haver nas inscrições.

foto 1

A tônica dominante entre candidatos e pais é de esperança e ansiedade. Para Katylene Araújo, mãe de Ana Beatriz, que concorrerá a uma vaga para o 9o ano, o fator preponderante para buscar a escola é o de que o CMT, mesmo fazendo parte da rede pública, tem oferecido segurança aos pais que desejam educação de qualidade aos filhos. A jovem Ana tem se empenhado nesta reta final de preparação, pois sabe que a concorrência é grande.

Luciana Mesquita veio inscrever o jovem Pedro Lucas também para o 9º ano. Ele estuda na rede particular, mas busca o Colégio Militar por influência de um padrinho. E está empenhado em conseguir uma vaga, participando de revisões em cursinhos preparatórios. 

A disciplina, a honra, o civismo e a defesa da família foram os fatores que levaram Ezequias do Nascimento a fazer as inscrições dos filhos André e Júlio. Ezequias afirma que tem condições de pagar uma escola particular, mas sente falta, nos colégios de hoje, de ênfase no respeito aos valores familiares.

Da rede pública, Emerson Guimarães vem tentar uma vaga no Ensino Médio. Sua mãe, Joelma, conta que o entusiasmo do filho superou o dela própria. “Antes, eu que incentivava. Agora ele está mais empolgado do que eu”, conta, rindo com simpatia.

“A doutrina militar é essencial para a qualificação e o aprimoramento profissional”. Quem assim fala, com orgulho e reconhecimento, é o Aspirante Alex, da PM, ex-aluno do CMT, que veio fazer a inscrição de dois primos. “Ensino-aprendizagem e disciplina, quando conjugados, levam o aluno à excelência”, conclui, lembrando que no Colégio Militar Tiradentes tais características se imprimem de modo indelével no aluno.

O reconhecimento da comunidade não se deve a outro fator que não os incessantes esforços da Secretaria de Educação e da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, por meio da Direção Geral e Pedagógica, dos funcionários e dos professores da escola para erguer, pouco a pouco, mas consistentemente, novos degraus de excelência para o CMT-I.

 

 

Por: Rodrigo C. Pereira- Professor de Língua Portuguesa do CMT-I