Colégio Militar Tiradentes I comemora nono aniversário

colmilbrasao

As principais conquistas do Colégio Militar Tiradentes Unidade I, criado com o foco voltado para assegurar ensino de excelência, foram destacadas durante a festa do 9º aniversário de fundação, comemorado na última sexta-feira (27), com entrega de placas “Amigo do CMT I” e com diversas apresentações culturais desenvolvidas pelos próprios alunos. A solenidade ocorreu no auditório da Faculdade Pitagoras- Fama e contou a com a presença do comandante geral da PMMA, coronel Marco Antônio Alves, da secretária adjunta de Ensino da Secretaria de Estado de Educação, Ilma de Jesus, além de autoridades, alunos, pais e pessoas da comunidade.

“O sucesso alcançado pelo colégio militar Tiradentes I tem colocado a escola como referência dentro do Maranhão e também a nível de Brasil. Esses resultados denotam todo o esforço e dedicação de toda uma equipe que forma o Colégio Militar. Continuaremos investindo e buscando mais ações que reflitam em sempre resultados ainda melhores”, destacou o comandante geral da PMMA, coronel Alves, parabenizando o CMT I pelo aniversário.

Criado a partir da parceria entre as secretarias de Educação (Seduc) e Segurança Pública (SSP) por meio da Polícia Militar do Maranhão, o Colégio Militar Tiradentes vem se consolidando pelo fazer pedagógico de qualidade em beneficio da sociedade, visando assim proporcionar ao educando as condições necessárias para o desenvolvimento e aprimoramento de suas capacidades intelectuais e físicas.

Desde que foram criadas, as escolas militares da PMMA têm obtido resultados expressivos na educação do estado e em todo o Brasil por meio do desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem,  das olimpíadas nacionais de várias disciplinas e competições esportivas. Em 2014, após divulgação do ranking final do Enem 2014, o CMT 1, em São Luis, manteve, assim como nos anos anteriores, o 1º lugar entre as escolas públicas do estado.

Além do Enem, os alunos do Colégio Militar obtiveram destaque, entre as varias participações em competições nacionais, o sexto melhor desempenho na VII Jornada de Foguetes, que ocorreu em Barra do Piraí (RJ), no mês de outubro. A equipe do 3º ano do Ensino Médio do CMT I conseguiu a marca de 218,6 metros de distância entre o local de lançamento e o local de impacto ao longo da horizontal.

Amigo do CMT I

Ainda durante a solenidade de aniversário, dois oficiais da PM foram agraciados com as placas de “Amigo do CMT I”. O coronel Antônio Roberto dos Santos, diretor de Ensino da PMMA, e o major Spindola, diretor do Colégio Militar Tiradentes de Bacabal.

“É uma honra ser agraciado com esta homenagem. Sabemos do nível do Colégio Militar e enquanto diretor de Ensino da PMMA afirmo que estamos reforçando e buscando novas parcerias a fim de engradecer ainda mais os Colégios Militares da PM do Maranhão. Parabéns a todos que formam esta importante instituição”, comentou o coronel Roberto.

Ainda durante as homenagens, o ex-diretor do CMT I, tenente-coronel Ribamar Costa foi homenageado pelo atual diretor geral, major Brandão e pelos alunos que cantaram, entre as varias homenagens, a música “Amigos para Sempre”. O ex-diretor, emocionado, agradeceu pelo tempo que permaneceu à frente do Colégio Militar e afirmou que, mesmo assumindo uma nova missão, continuará tendo um carinho muito especial pelo CMT I.

Além de São Luis, o estado do Maranhão conta outras duas escolas nas cidades de Bacabal e de Imperatriz. Uma quarta unidade será construída, em 2016, na cidade de Caxias, visando atender toda a população da região.

Ao final da solenidade foi realizado um sorteio de uma motocicleta e em seguida cantado os parabéns e servido um bolo de aniversário. O CMT I da rede estadual prima pelo gerenciamento da qualidade do ensino, por meio da uma sequência dinâmica e rica de aulas, avaliações, simulados, atividades curriculares e extracurriculares, olimpíadas de conhecimento e olimpíadas esportivas.