Colégios Militares da PMMA se destacam no ensino e estão no topo do ranking do IDEB

Mais uma grande conquista para as unidades dos Colégios Militares Tiradentes (CMTs) da Polícia Militar do Maranhão. Desta vez as escolas conquistaram os três primeiros lugares do ranking das escolas com maiores notas no resultado do IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil.
O resultado divulgado no mês passado, apontou as unidades de São Luis (CMT 1), em Bacabal (CMT 3) e em Imperatriz (CMT 2) nos 1º, 2º e 3º lugares respectivamente da classificação geral entre todas escolas públicas do Estado.

Assim como nas ediçoes anteriores, os CMT’s se destacaram entre os melhores, merecendo destaque o CMT 4, unidade Caxias, que com apenas dois anos de criação, já conseguiu pontuar entre os 15 melhores do Estado.

O Diretor de Ensino Regular da PM, tenente-coronel PM Diniz Batista Vasconcelos, destacou o desempenho da escola como fruto de um trabalho de toda equipe de profissionais que  integra a escola. “O bom desempenho dos Colégios Militares é consequência de um excelente trabalho realizado pelos diretores desses colégios, todos oficiais superiores da corporação, auxiliados por uma ótima equipe de policiais militares, professores civis e demais funcionários,  irmanados e capacitados para a constante melhoria da qualidade do ensino”, disse.
Para o tenente-coronel Diniz, além da qualidade da formação do corpo docente e da equipe que atua nas escolas, um outro diferencial  é a presença da ordem e disciplina como rotina no ambiente escolar. O oficial lembrou ainda que os alunos também participam de atividades extracurriculares e são premiados pelo desempenho escolar. Ele pontuou ainda as boas condições da estrutura da escola, a utilização de ferramentas modernas que auxiliam na aprendizagem como fatores fundamentais para a conquista dos bons resultados. “A estrutura das nossas escolas oferece um ambiente motivador, onde o aluno é parte responsável desse processo, zelando e preservando o ambiente escolar ”, comentou.

Além das disciplinas que compõem a Base Nacional Comum Curricular, as escolas agregam às suas propostas pedagógicas projetos de ensino sobre civismo e cidadania, ganhando a confiança da comunidade pelos bons resultados.

No processo de aprendizagem das escolas militares, a figura do policial se reveste de um valor imprescindível que impõe respeito e admiração, pois para muitas crianças o policial faz parte de um imaginário coletivo, com atributos inerentes a um herói que protege pessoas e garante a ordem.

Os CMT’s do Maranhão também têm se destacado todos os anos no ranking dos primeiros lugares das escolas públicas do Estado nos exames do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), e em sucessivas edições das Olimpíadas de diversas áreas do conhecimento, como a Olimpíada Brasileira de Robótica, de Física, de Química, de Matemática, de Astronomia e de Lançamento de Foguetes.