COMANDANTE GERAL PRESTIGIA CURSO DE EQUOTERAPIA PROMOVIDO PELA CORPORAÇÃO

Na manhã desta quinta-feira (10) o Comandante Geral da PMMA, coronel Jorge Allen Guerra Luongo, acompanhou as aulas do curso de equoterapia promovido pela PMMA e visitou as instalações de equitação do Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Maranhão, localizado no quartel do Comando Geral da corporação. O curso de equoterapia iniciou nesta segunda-feira (07) e visa capacitar novos profissionais para atuarem no Centro.

O Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Maranhão por meio do seu diretor, tenente coronel William, juntamente com sua equipe multidisciplinar formada por militares e voluntários vm desenvolvendo um trabalho de fundamental importância para a sociedade maranhense, cuidando e ajudando pessoas no processo reabilitação física e mental.

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades educacionais especiais (definição da Associação Nacional de Equoterapia – ANDE-BRASIL).

A interação com o cavalo, desde os primeiros contatos até o ato de montar e o manuseio final, desenvolve a socialização, autoconfiança e auto-estima, promovendo ganhos físicos, psicológicos e educacionais.

O Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Maranhão é filiado à Associação Nacional de Equoterapia – ANDE-BRASIL, entidade que é responsável pela criação e regulamentação das unidades de equoterapia do país.