Comando do 6º BPM apresenta resultados da 1ª semana da operação “Normandia II”

6º BPM 2

Desde a última quarta (12) o comando do 6º BPM desencadeou a operação Normandia II a operação tem como objetivo diminuir os índices de criminalidade em uma área de grande concentração populacional e grande número de ocorrências Cidade Olímpica e bairros adjacentes. 

A Operação Normandia faz referencia ao “Dia D” fato ocorrido no dia 06 de junho de 1944 durante a 2ª guerra mundial, onde tropas aliadas desembarcaram mais de 160 mil homens na praia da Normandia que fica na região nordeste da França, fato histórico que modificou e ajudou os aliados a vencerem a II Grande Guerra. 

Para realização da operação o 6º BPM conta com o apoio de outras unidades como a CPRV, Choque, Batalhão Tiradentes ROTAM e GTA além de equipes do serviço de inteligência, que diuturnamente realizam rondas ostensivas, patrulhamento de carros, motos e a pé, além de abordagens a carros motos e transeuntes. Outra importante ferramenta utilizada na Operação é a aeronave do Grupo Tático Aéreo GTA que apoia as equipes em terra. 

Desde o inicio da Operação Normandia II foram apreendidas quatro armas de fogo (Uma pistola calibre .40mm, uma espingarda calibre 12mm e dois revolveres calibre .38mm), oito prisões, 60 trochas de crack e 75 de maconha. Foram abordados mais de 700 veículos entre carros, motos ônibus e caminhões além de mais de 950 pessoas. 

Para o major Marcelo comandante do 6º BPM a operação mostra a presença do Estado em áreas onde mais a população necessita “quem sai ganhando com esse tipo de ação é a sociedade que consegue manter seu direito constitucional, a segurança publica preservada com a presença efetiva da Policia Militar” disse.

A Operação Normandia II já conseguiu reduzir em 50% o numero de ocorrências em sua área de atuação e segue até o mês de agosto.

1

2