Companhia de Polícia de Turismo da PMMA comemora 12 anos e celebra resultados alcançados

cptur

Uma grande festa na manhã de terça-feira (14), em um hotel de São Luis, na Ponta D’Areia, marcou as comemorações dos 12 anos de criação da Companhia de Polícia de Turismo Independente – CPTur, criada no dia 8 de abril de 1993. Para comemorar a data, o comandante da unidade, major José Roberto Moreira promoveu um café da manhã que contou com a participação de toda tropa da CPTur e diversas autoridades do estado.

Prestigiaram o evento, os secretários adjuntos da secretaria de estado da Segurança Pública, Aurélio Queiroz; e de Turismo, Érico Carvalho, o subcomandante da Polícia Militar, coronel Raimundo Nonato Santos Sá;  delegados da Polícia Civil,  a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e artístico Nacional(IPHAN), Kátia Bogea, o promotor de justiça Cláudio Cabral; o subprefeito de São Luís, Fábio Carvalho, o superintendente de Fiscalização de Postura da Blitz Urbana, Márcio Aragão e demais autoridades.

Na solenidade, o comandante da CPTur,  enalteceu o trabalho dos policiais e agradeceu à tropa pelo apoio e serviços prestados à sociedade. “O trabalho da CPTur tem apresentado bons resultados graças à dedicação de todos que compõem a companhia”, disse. Ele também destacou os resultados obtidos pela companhia. “De janeiro à 1ª quinzena do mês de abril de 2015, a Companhia de Turismo já contabiliza mais de 40 flagrantes, 100 Boletins de Ocorrência e apreensão de mais de 600 pedras de crack. Neste período, nenhum homicídio foi registrado na área de atuação da unidade. Os resultados expressivos, fruto de um trabalho desenvolvido com seriedade e compromisso, seguindo orientação do governador Flávio Dino para implantar a política de promoção da cultura de paz no estado”, declarou o major Roberto.

O subcomandante da PM, coronel Raimundo Nonato Santos Sá, destacou o trabalho da CPTur e a obrigação da boa conduta do Polícia Militar. “A CPTur é uma unidade que tem se destacado na segurança da sociedade maranhense e daqueles que visitam nossa cidade. Os policiais desta unidade obedecem o perfil exigido pela sociedade de um policial educado e preparado” destacou.

Atualmente a CPTur Ind, instalada no Centro Histórico de São Luis, é responsável pelo policiamento ostensivo preventivo nas áreas do Centro Histórico, com policiamento 24:00 horas a pé, policiamento motorizado com viaturas e motocicletas. Também cobre as áreas da Lagoa da Jansen e Ponta D’areia.

Segundo o major Roberto, existe o projeto de transformar a Companhia em Batalhão, a instalação de uma base comunitária na Praça Nauro Machado na área do Reviver e um novo quartel na Lagoa da Jansen.