Força Nacional treina policiais militares e bombeiros do MA para atuar em grandes eventos

FNSP
A Força Nacional de Segurança Pública, ligada ao Ministério da Justiça, iniciou nesta quarta-feira (25), o Curso de Instrução de Nivelamento de Conhecimento Regionalizado para Grandes Eventos (INC GE/MA). No Maranhão, a capacitação é coordenada pela Diretoria de Ensino da PMMA. Ao todo estão participando 176 profissionais do Sistema de Segurança Pública do Maranhão, sendo 156 policiais militares de unidades da capital e do interior e 20 militares do Corpo de Bombeiros.  A aula inaugural ocorreu no auditório do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em São Luis, e reuniu diversas autoridades. A cerimônia presidida pelo secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela contou com a presença dos comandantes da PMMA, coronel Frederico Pereira e do Corpo de Bombeiros, Célio Roberto Pinto.

Após o curso, os militares estarão aptos para atuar no policiamento de praças e grandes eventos desportivos, entre eles, as Olimpíadas em que o Brasil estará sediando e em ações de forma conjunta em auxilio às unidades federativas na preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

“As experiências vividas pelos bombeiros e policiais militares que trabalharão nas Olimpíadas engradece não só apenas suas carreiras, mas também, o Sistema de Segurança Pública do Maranhão. É um curso de altíssimo nível e que vai  fazer com que ação policial seja realizada de forma uniforme e a conduta seja nivelada fazendo com o que o resultado seja o sucesso do grande evento que o Brasil sedia e a tranquilidade de quem for participar”, mencionou o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela.

A  INC Grande Eventos se estende até o dia 1º março. As aulas serão realizadas nas dependências do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e da Academia Bombeiro Militar Josué Montello.

“A Força Nacional é uma grande parceria do Sistema de Segurança do Maranhão e do Corpo Bombeiros.  Será mais uma importante qualificação para nossa tropa e será uma satisfação para  o estado do Maranhão que estará bem representado por aqueles concluírem o curso”, disse o comandante geral do Corpo de Bombeiros

Palestra

Na palestra de abertura, que teve como tema “ Sobrevivência policial militar e a dinâmica dos confrontos armados”, o comandante geral da PMMA destacou a importância da qualificação do policial para o enfrentamento à criminalidade em todo o território nacional. “Os bons resultados são frutos de muito treinamento e da aplicação correta de técnicas. É neste curso da INC que visualizamos a importância que o governo do estado tem dado ao Sistema de Segurança firmando parceria  para que nossos policiais estejam periodicamente sendo qualificados”, disse o coronel Pereira.

O coronel Pereira lembrou, ainda, da importância do intercâmbio de experiências para os policiais que poderão trabalhar nos jogos olímpicos. “ Ao atuarem nos jogos olímpicos, as equipes da PM e do Corpo de Bombeiros poderão vivenciar experiências novas” completou durante a palestra o comandante geral da PMMA.

Conteúdo Programático

Durante o treinamento, os policiais militares e do Corpo de Bombeiros receberam noções com bases nas normas vigentes relacionadas com a aplicação da lei e em consonância com as diretrizes dos Direitos Humanos, bem como os procedimentos técnicos e táticos atualmente empregados na operacionalização das funções do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública (DFNSP). Temas como Armamento, Munição e Tiro Policial, Busca e Varredura Antibombas, Policiamento de Eventos, Psicologia das Massas, Fundamentos Legais em Manifestações Públicas, Medidas Preliminares em Local de Crise e Terrorismo e Ações Contraterrorismo, entre outras temáticas serão abordadas no curso com aulas práticas e teóricas.

Estiveram presentes, também, na solenidade  o capitão da Polícia Militar do Acre, Assis Martins dos Santos, supervisor da INC GE; os coronéis da PM; Odair dos Santos, Pedro Ribeiro, Egídio Amaral e Antônio Vieira, além de oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.