Forças de segurança do Estado participam de audiência Pública na Câmara Municipal de São Luís

Logomarca PM

Em audiência pública, no plenário da Câmara Municipal, de iniciativa do vereador Pavão Filho (PDT), foi discutido a problemática da segurança pública em São Luís. A reunião tinha com objetivo avaliar as medidas adotadas pelo Estado no sistema de segurança pública e penitenciário, nestes primeiros 85 dias de novo governo.

Sob a presidência do vereador Francisco Carvalho (PSL), o evento reuniu várias autoridades da área, além dos vereadores. Participaram do evento os secretários de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, Murilo Andrade de Oliveira, o municipal de Segurança, Breno Galdino de Araújo, que representou o prefeito Edivaldo Holanda, o delegado geral da Secretaria de Estado da Segurança, Augusto Barros Neto, na ocasião representado o secretário de Estado, Jefferson Portela, além do coronel Marco Antonio Alves da Silva, comandante geral da Polícia Militar. Eles apresentaram dados sobre a segurança publica neste curto período de governo.

Em face do estado de insegurança na capital, os vereadores quiseram saber dessas autoridades o que foi planejado, o que está sendo feito e os primeiros resultados. Pavão Filho, ao justificar a realização do evento, lembrou ser a violência parte da natureza humana, mas ressaltou que é preciso combate para garantir tranqüilidade à população e desejou que o governador Flávio Dino apoie materialmente, com armas e equipamentos, as forcas de segurança do estado. Ele elogiou o chamamento dos 1.000 novos policiais para a corporação e citou que o Maranhão tem hoje a proporção de um policial militar para 900 habitantes, relação que está além do que preconiza a Organização das Nações Unidas, que é de um para 300.

Os dois secretários, o delegado-geral e o comandante da Polícia Militar, ao falarem aos vereadores, ressaltaram a importância do trabalho integrado que vêm empreendendo para o sucesso das operações de combate ao crime e ao banditismo para a redução dos índices de violência.  Breno de Araújo destacou a colaboração do Município com os demais órgãos de segurança e declarou ao comandante Alves, que ele pode considerar a Semusc como um braço da PMMA.

O delegado-geral lembrou que nestes 85 dias do novo governo foram realizadas na região metropolitana cinco operações integradas e que na Operação Ciclone, de abrangência em todo o Estado, ocorreram mais de 50 prisões em um único dia. Augusto Barros adiantou que o governador vai criar, em breve, a delegacia de combate à corrupção na administração pública. Murilo de Oliveira, por sua vez, frisou que está priorizando no sistema de administração penitenciária a substituição da terceirização por serviço próprio, a ressocialização com qualificação e trabalho pelos detentos e pretende melhorar a segurança interna com o ingresso de funcionários concursados.

Já o coronel Alves expôs suas estatísticas baseadas nos resultados do Ciops, destacando principalmente as relativas a roubos e furtos de veículos, detenções, apreensões de armas e drogas e a aplicação de bafômetros. Ele lembrou que a instituição está sempre se aperfeiçoando e qualificando seus policiais, citando o 1º Curso de Operações e Sobrevivência em Área Rural – COSAR, que visa preparar os militares para o enfretamento nos crimes de assaltos a banco e roubos de cargas no interior do estado. O oficial finalizou com uma apresentação em vídeo de uma ocorrência que terminou com a prisão de uma quadrilha de assaltantes a residências, onde a principal arma para a prisão da quadrilha foi videomonitoramento. O Coronel Alves compareceu ao evento acompanhado de todos os comandantes de batalhões e de áreas da capital.