Formatura de promoção por bravura é realizada pelo 11º BPM

73c9b7a7-961d-4004-a852-4c489ac2dbeb

Na tarde do dia 17 de novembro de 2017, em uma concorrida solenidade de formatura realizada no Auditório da Unidade, o Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-coronel. Hormann Schnneyder Almeida da Silva, teve a honra de receber o Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, o coronel José Frederico Gomes Pereira, que presidiu a solenidade de Formatura para homenagear as praças do 11º BPM que foram promovidos por bravura.

cb0c7194-28f5-4bae-9fae-d24b5276e2fb

 

Em reconhecimento à ação meritória na qual a guarnição composta a época pelo 2º Sargento PM  nº 400/92 – James Cruz Cardoso, pelo cabo PM nº 575/01 – Flavio Meneses Brito, pelo Soldado PM nº 078/14 – João Victor de Sousa Sales e pelo  Soldado PM nº 174/14 – Camilo Tércio Lopes de Sousa, todos do 11º BPM; evitaram assalto a agência bancária da cidade de Parnarama-MA, tendo um assaltante tombado morto na ação e os reféns que estavam em poder do bando sendo liberados todos ilesos, bem como externar referência elogiosa ao Cb Aurélio de Sousa Lima e a Sd Ana Paula dos Santos Cardoso que, em ação não menos digna de reconhecimento, frustraram o sequestro em andamento a uma Policial Militar da Policia Militar do Piaui, libertando a mesma e prendendo os criminosos.

 

Além do Comandante Geral da PMMA, a formatura foi prestigiada por várias autoridades civis e militares, bem como convidados dos promovidos e agraciados com a referência elogiosa. Estiveram presentes o Deputado Estadual, Rafael Brito Sousa, o Presidente da Câmara de Vereadores de Timon, José Wilma Resende, o Secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Timon, João Batista Lima Pontes, que representou o Prefeito de Timon, Luciano Leitoa, o senhor Humaitan Silva de Oliveira (Delegado Regional de Timon – 18ª Regional), o senhor Miguel do Tiririca, presidente da Câmara de Vereadores de Parnarama, além do oficialato e praças do 11º BPM que tiveram a oportunidade de parabenizar os promovidos.

d7fc8de4-8d3d-4741-93a8-fc3090335e7d 1

A formatura que teve ampla cobertura da mídia local teve como ápice o discurso do Comandante do 11º BPM, que fez as honras da casa, não poupou elogios a ação corajosa da guarnição de promovidos por bravura, e destacou em suas palavras que “as praças promovidas nesta solenidade servem de exemplo do mais puro espírito que dever reger a atuação policial militar na sua missão constitucional”, sem deixar de dar especial destaque ao cabo S. Lima e a soldado Ana Paula por terem praticado da ação que os colocou em destaque perante a tropa por terem demonstrado o mesmo espírito na ação de sucesso citada acima que resultou na prisão dos criminosos que haviam sequestrado uma policial  militar da PMPI.

Na sequência a palavra foi passada ao Dep. Estadual Rafael Leitoa que além de reiterar as palavras do Comandante do 11º BPM, destacou os esforços em tornar as promoções dessa natureza uma realidade mais constante na PMMA.

Na fala do Comandante Geral da PMMA, coronel Pereira, a tropa pode notar o empenho do desmedido do Comando em dar celeridade a andamento dos trâmites burocráticos da comissão de promoção de praças para que essas ações sejam levadas a efeito e o reconhecimento devido aos policiais da PMMA e façam jus ao reconhecimento pelas suas ações meritórias sejam cada vez mais constantes e transparentes como o mesmo salientou dizendo que “as promoções por bravura em sua gestão serão todas inquestionáveis”.

Em um discurso que emocionou os presentes o 1º Sgt James Cruz Cardoso deu detalhes do fatídico dia da ocorrência, que até então só era de conhecimento dos mais próximos, momento em que ficou claro que a ação teve momentos críticos que poderiam ter resultado em baixas tanto de civis inocentes como de integrantes da guarnição. Felizmente o preparo, a determinação e, sobretudo, a coragem dos guerreiros militares foi preponderante e a ação teve desfecho positivo, fato pelo qual aquela data de 26 de setembro de 2015 entra para os anais da PMMA pela ação meritória dos bravos policiais militares da 3ª Cia da do 11º BPM.