Governo promove 150 oficiais da PMMA

DSC 0365Noite de festa e comemoração na solenidade de promoção de oficiais que aconteceu na noite de quarta-feira (06) no Quartel do Comando Geral da PM, no Calhau, em São Luis. Com a promoção de 150 oficiais, já são mais de quatro mil os policiais que ascenderam na patente nos últimos dois anos e meio.

Foram promovidos tenentes, capitães, majores, tenentes-coroneis e quatro militares alcançaram o último posto da corporação, coronel.

“Isso mostra também a nossa preocupação com a profissionalização, para que eles possam prestar um serviço cada vez mais qualificado para todo o povo do Maranhão”, acrescentou o governador.

O governador enfatizou que o Maranhão conseguiu a maior redução da violência entre os Estados brasileiros. Comparou com três anos atrás em que eram registrados cerca de noventa homicídios por mês e no mês de agosto desse ano, foram trinta homicídios. Para ele a redução dos índices de violência é em grande parte resultado dos incentivos ao empenho dos policiais nas ruas.

 “É um momento de valorização do mérito dos oficiais da polícia. Nós temos tido estatísticas de violência declinantes e isso se deve ao empenho dos nossos profissionais”, disse Flávio Dino.

As promoções são fruto de um projeto de lei proposto pelo governador, aprovado na Assembleia Legislativa e posteriormente sancionado pelo executivo estadual. A lei ampliou a quantidade de cargos superiores na PM e, também, que o praça seja promovido ao posto de major. Essa última conquista foi uma grande vitória por meio  da Medida Provisória(MP) nº 243 de 04 de agosto de 2017, que cria o posto de Major PM e BM para o quadro de Oficiais Administrativos(QOA) e Quadro de Oficiais Especialistas(QOE), esses advindos de praças que chegavam até o posto de capitão PM/BM.

DSC 0286

O secretário de segurança, Jefferson Portela, destacou o momento como o mais esperado na vida do militar e enfatizou o trabalho do policial e o valor da nobre missão de defender a vida e manter a ordem. “É marca do governador Flávio Dino promover o devido reconhecimento ao policial, o que vem sendo feito desde o início da gestão. São profissionais de valor, comprometidos com a ordem e a segurança e que estão diuturnamente na missão de proteger a sociedade e, por isso, merecem ser destacados. Muito nos alegra esse olhar do governador à nossa polícia e parabéns aos novos promovidos”, destaca o secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela.

Para o comandante geral de Polícia Militar do Maranhão, coronel PM José Frederico Gomes Pereira, o momento é de satisfação por mais um grupo de oficiais que recebe o reconhecimento. “São policiais aguerridos, sempre a postos e que esperam por este momento. Para nós, é uma satisfação a cada novo policial que ascende e que vai contribuir ainda mais com as ações da segurança. É uma forma de valorizar e estimular este servidor”, enfatiza o coronel Pereira.

“Esperei muito por essa promoção, e trazer minha família para compartilhar essa alegria torna o momento mais histórico ainda”, falou emocionado o subtenente Vicente Muniz Pereira promovido a 2º tenente.

DSC 0248

Critérios para a promoção

O processo de promoção observa critérios com parâmetros de justiça, com base na antiguidade, tempo de serviço e merecimento. Para o mais alto posto da corporação, o de coronel, quatro oficiais foram contemplados. Parte das promoções contemplou o efetivo que atua na atividade fim da Polícia Militar, no patrulhamento ostensivo; e outra parte, para os que desenvolvem sua função no setor de ‘Especialista’ de armamento, músico e moto mecanização.

DSC 0357