MENSAGEM DO COMANDANTE GERAL AOS PROMOVIDOS

logo 179 p

 

Meus Comandados.

 

A PMMA que completou no último 17 de junho, 179 anos de existência, vive hoje, dia 10 de julho de 2015 um fato histórico: a promoção de 1414 policiais de uma única vez.

A promoção, que é um ato administrativo e tem como finalidade básica a seleção de militares para o exercício de funções pertencentes ao grau hierárquico superior, significa também o reconhecimento do governo do Estado ao excelente serviço desenvolvido pela polícia militar ao povo maranhense. É o reconhecimento da importância de nossa categoria profissional.

Nunca, em toda história da PMMA, um governo promoveu tanto; além das 1414 promoções que nesse momento realizamos, tivemos mais 113 promoções em abril e temos previsão de mais 281 para agosto e outras muitas a serem consolidadas no mês de dezembro. Esse é o governo da mudança, que ouve o comando, ouve a sua tropa e alcança sonhos represados há anos. Isso nos proporciona vislumbrar novos horizontes, aumenta nossa autoestima e faz com que nos comprometamos muito mais. Todas as Unidades da Capital e do interior foram contempladas. A seleção dos promovidos foi feita por uma comissão que avaliou o tempo de serviço, o desempenho profissional e o histórico policial dos candidatos.

O sentimento do dever, a dignidade do policial militar e o decoro da classe impõe a cada um dos nossos policiais conduta moral irrepreensível, por isso a seleção dos promovidos deve obedecer a critérios rigorosos dentro dos padrões éticos, com igualdade de direitos e oportunidades a todos.

A felicidade deste comando está em saber que os policiais promovidos são merecedores, pois estão engajados, comprometidos com sua missão e desejosos de sempre fazer mais.

A progressão funcional, ou seja, a ascensão na carreira representa uma melhoria cujos efeitos ultrapassam a vida do militar. A Promoção, além da melhoria salarial, impõe a necessidade de busca de novos conhecimentos para bem desempenhar as novas funções que irão assumir e que antes eram desempenhadas por seus superiores hierárquicos, advindo, por consequência, novas e maiores responsabilidades.

Ser Comandante de um Pelotão, de um Grupamento, de uma Guarnição, é uma grande reponsabilidade. Ao Comandante não é facultado errar, todo Comandante sofre da “Solidão do Comando”, ou seja, ele esta no topo da pirâmide, não tem em quem se segurar. 

Ali ele esta sozinho, seu único apoio é a obediência às leis e a correção de atitudes. Por isso é que todo comandante deve fazer o que é correto e legal. Deve sempre dar o exemplo. Esse comportamento exemplar servirá como parâmetro a seus comandados. A tomada de uma decisão errada, o mau exemplo, não prejudica só a ele, mas a seus comandados, a toda uma classe, a toda uma sociedade.

É por meio da promoção que ocorre o desenvolvimento da polícia militar. Ela motiva, trás esperança, trás melhoria salarial, trás reconhecimento, por isso, hoje é um dia de festa para todos nós. Parabéns à família Policial Militar do Maranhão. Hoje somos maiores e mais fortes do que ontem.

QUE DEUS EM SUA INFINITA GRAÇA ABENÇÕE A TODOS.

 

Quartel do Comando Geral, em São Luís, 10 de julho de 2015.

CEL QOPM MARCO ANTONIO ALVES DA SILVA – Comandante Geral da PMMA.

 

 

TEXTO EXTRAÍDO DO BOLETIM ESPECIAL Nº003 DE 10/07/2015