Mensagem do Comandante Geral da PMMA – Dia de Tiradentes

Logomarca PM

Nesta oportunidade em que  é celebrado o dia de todos os policiais militares do Brasil, destaco e parabenizo os valorosos oficiais e praças da Polícia Militar do Maranhão. A data, 21 de abril, marca o dia da morte do patrono da PM de todos os Estados brasileiros, Joaquim José da Silva Xavier, “O Tiradentes”, que foi exemplo de luta no primeiro movimento pela criação da pátria brasileira, a Inconfidência Mineira.

O Patrono “Tiradentes” se tornou patrono das polícias militares do Brasil, assim como patrono cívico do país, pelo exemplo que deu ao ser um dos líderes do primeiro movimento a reunir pessoas com a finalidade de criar a pátria brasileira: A Inconfidência Mineira. Do movimento, ele foi o único ser morto, sendo reconhecido como o primeiro a ser sacrificado pelo ideal da independência do povo brasileiro.

Ele era alferes, o que corresponde hoje ao posto de tenente, sendo um exemplo de luta a ser seguido tanto pela forma como buscou a soberania da pátria quanto pelo cumprimento do dever na segurança pública, já que esteve junto às estradas para perseguir e prender os bandidos que as infestavam.

Desta feita, parabenizo mais uma vez os nossos honrados policiais e os convido a seguirem firmes no cumprimento de suas respectivas missões. Obrigado! E que Deus nos abençoe sempre.

Atenciosamente,

Coronel José Frederico Gomes Pereira – Comandante Geral da PMMA.


03

 

video

VÍDEO MENSAGEM