Mensagem do Comandante Geral sobre o Dia dos Inativos

logo 179 p

 

Meus Comandados.

 

Hoje, dia 11 de agosto de 2015, comemoramos o dia do Inativo na PMMA. O termo inativo se refere àqueles Policiais Militares que durante trinta anos ou mais se dedicaram à causa da segurança pública, e hoje se encontram na reserva remunerada ou reformados, mas que continuam contribuindo,  seja com o fornecimento de informações, com incentivo aos mais novos e, o mais importante, com o exemplo de dignidade e correção de atitudes que representam.

Se hoje nossa instituição é perpétua devemos isso aos nossos policiais inativos. Foi com o trabalho deles que alcançamos essa grandiosidade que somos e que representamos à população maranhense, por isso nossa homenagem, nosso agradecimento.

A perfeição da vida profissional de todo policial militar esta exatamente em alcançar a inatividade com saúde e com honradez. Por isso hoje é um dia de festa para todos nós. É motivo de alegria e entusiasmos saber que futuramente seremos reconhecidos pelos bons serviços que hoje prestamos.  Prova disso é que temos presenciado através de pequenos gestos que os policiais da ativa têm demonstrados diariamente aos nossos antepassados o seu sentimento de gratidão pelo que fizeram por nossa Corporação. 

Na última década vários feitos demonstram esse reconhecimento.  Instituímos através da portaria 043/2013 o dia do inativo. Construímos o gabinete dos inativos no local de destaque do prédio anexo. Uma instalação física mobiliada com estacionamento privativo para bem receber nossos precedentes. Criamos o programa tarefa por prazo certo que contempla os policiais da reserva remunerada com novas missões dentro da corporação. Trabalhar ao lado de um policial da reserva remunerada é uma honra. É ter um referencial, um vitorioso, um exemplo a seguir.  Esse programa é o reconhecimento de todos nós policiais e da própria sociedade quanto a capacidade profissional desses policiais.  Contratar um policial da reserva remunerada, acima do sentimento de gratidão, está caracterizado reconhecimento do potencial de produtividade que representam. 

Sabemos que passar da ativa para a inatividade significa uma mudança brusca na rotina diária do policial. E nem todos estão preparados para essa mudança. Já ouvimos historias de policiais que mesmo depois de reformados chegaram a se fardar e a vir para o Quartel. Outros tantos se voltaram ao alcoolismo, ao mundo das drogas, sofreram de angustia, ansiedade, alguns até entraram em depressão. Por isso para evitar esses transtornos, criamos através do CAPS o Programa de Preparação para a Reserva Ativa, destinado aos policiais que estão com 28 anos de serviço, se masculino e 23 anos, se feminino. O programa, que tem o SEBRAE como parceiro, visa oferecer reflexão no momento da transição entre a vida profissional e a aposentadoria; e também apoiar o desenvolvimento de projetos de vida  que permitam aos participantes desfrutar de sua nova fase da vida com saúde física, social, emocional e financeira. 

A gratidão é o maior dos sentimentos. Vivemos um mundo de transformação, por isso somos muito agradecidos aos nossos policiais da Inatividade pela instituição que recebemos e pela referencia que representam, pelo norteamento, pelo método de trabalho e pelos caminhos que nos ensinaram a seguir para alcançar o êxito e continuar o crescimento desta briosa PMMA.

 

 

QUE DEUS EM SUA INFINITA GRAÇA ABENÇÕE A TODOS NÓS.

 

Quartel do Comando Geral, em São Luís, 11 de agosto de 2015.

CEL QOPM MARCO ANTONIO ALVES DA SILVA – Comandante Geral da PMMA.

 

 

TEXTO EXTRAÍDO DO BOLETIM ESPECIAL Nº004 DE 11/08/2015