Ações realizadas pelo 6º BPM

6bpm 2

Operação da PM e SMTT apreende 40 veículos irregulares em São Luís

Com o objetivo de combater a circulação irregular de veículos nas ruas e avenidas da grande Ilha, militares do 6º BPM em conjunto com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) deflagraram, na última sexta-feira (27) ,uma operação nos bairros da Cidade Operária e na Cidade Olímpica. Durante a ação, eram realizadas revistas nos veículos, passageiros e condutores. Além dos veículos, as equipes policiais também procuravam armas, drogas e localizar foragidos da Justiça.

Durante a operação foram abordados 55 automóveis, 14 bicicletas e 422 pessoas. Além destes, foram abordados coletivos, 84 motocicletas, 18 taxi, quatorze vans e nove caminhões. Ao todo foram emitidos 67 Auto de Infração de Trânsito (AIT’S), recolhidos 34 Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e uma carteira Nacional de Habilitação.

Foram recolhidos 43 veículos, sendo dez automóveis e trinta e três motocicletas. Duas armas brancas também foram apreendidos pelas equipes policiais. Os veículos apreendidos estavam em desacordo com a Lei de n° 9.503/97 (CTB).

O tenente-coronel Aritanã Lisboa, comandante do 6º BPM, afirmou que a operação é para garantir a segurança da população. “Nossas ações  visam proporcionar uma maior sensação de segurança que é almejada por toda a população. Continuaremos atuando com outras operações a fim de reduzir ainda mais os registros de ocorrência em todos os bairros atendidos pelo 6º BPM”.

Polícia Militar efetua prisões e apreensões durante as operações de São João

Como parte das ações e operações deflagradas pela Polícia Militar do Maranhão durante o período do São João em diversos pontos de São Luís, São de José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Os resultados dos trabalhos foram bastante positivos, só no sábado (27), foram presos  sete pessoas e retirada de circulação mais seis armas de fogo. Além dessas ações, ônibus, vans, motocicletas e carros de passeio também estão sendo revistados durante todo o período de festas de São João.

As prisões ocorreram no bairro da Santa Efigência,  São Cristovao, Pedrinhas e na Avenida dos Portugueses, área Itaqui- Bacanga. As ações fazem parte do planejamento montado para garantir segurança em toda a Região Metropolitana. Foram detidos na Rua José Huely, na Santa Efigênia, Alex Alexandre Santos Pereira, 32 anos, morador da Vila Riod; Jonnatha Roger dos Santos Garcez, 33, morador da Cidade Operária e Saulo Jeferson Lobão, 33, também residente da Cidade Operária. Nesta ação foram apreendidos três revolveres, sendo uma pistola 380 e dois calibres 38, um carregador contendo 15 munições intactas e mais seis munições.
Segundo informações policiais, a guarnição do 6º BPM realizava rondas na Santa Efigênia, quando percebeu que José e Jonnatha caminhavam rapidamente em direção a uma motocicleta, neste momento foi realizada uma revista pessoal na dupla e encontrado a pistola. Testemunhas contaram a polícia, que eles teriam efetuados disparos em uma residência próxima daquele local. Após a averiguação, a PM efetuou a prisão de Saulo. Com ele foi apreendido o terceiro revólver.

Os dois primeiros detidos  confessaram que teriam ido até a Santa Efigênia cometer o homicídio de Saulo e que seria por divida de drogas. O trio foi conduzido ao Plantão da Cidade Operária.
Já na rua Henrique Bechiok , no  São Cristóvão, foi detido, também por equipes do 6º BPM,  Adão Rodrigues Pereira , 57 anos.Com ele foi apreendido um revólver calibre 38  com cinco munições sendo três intactas e duas deflagradas. Ele, de acordo com a polícia, teria sido autor de disparos de arma de fogo em via pública intimidando um morador após uma discussão.
O terceiro porte ilegal de arma de fogo foi registrado na Avenida dos Portugueses. Durante a operação Falcao deflagrada pelo 1º BPM foi detido  Linskardek Teixeira Soares, 38 anos. Por voltas das 22horas, ao fazer abordagem a coletivos na Barragem do Bacanga, foi encontrado dentro do ônibus que faz linda Sá Viana, em poder de Linskardek, um revólver calibre 38 com cinco munições intactas.  Na mesma abordagem, foram apreendidas ainda cinco munições dentro de uma sacola plástica. Já no bairro de Pedrinhas, um adolescente de 14 anos foi apreendido, por militares do 21º BPM, portando um revolver calibre 38 municiado com seis munições intactas.

Abordagem

Além das prisões, as equipes do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque) têm deflagrado ações em varias avenidas e ruas de São Luís. Barreiras policiais com abordagens a coletivos, motocicletas e suspeitos forma estão sendo realizadas nas principais Avenidas e Ruas da capital. De acordo com o comando do Batalhão de Choque, as ações seguem por tempo indeterminado.