Operação do BPA, Sema e CBM descobre garimpo ilegal em Turiaçu

bpa

Policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) em conjunto com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e militares do Corpo de Bombeiros deflagraram uma operação de combate a exploração ilegal de garimpo no Maranhão. Na ação que recebeu o nome de Operação Pantano, nove pessoas  foram presos. Os detidos foram encontrados no Garimpo do Ratinho, no povoado Santa Rita, em Turiaçu. 

01 

Foram conduzidos José  Raimundo Marques, Manoel Jesus Ferreira, José Edimilson Almeida, Wilson da Silva Brito, Antônio Melo Azevedo Pinheiro, Joseilson Costa, Raimundo Nonato Paiva, José Domingos Ribeiro Melo e Antônio Ferreira. Eles foram conduzidos ao distrito policial de Turiaçu, onde foram autuados e multados.

De acordo com o tenente-coronel  Adenilson Santana, comandante do BPA, que coordenou a operação, o garimpo funcionava sem autorização, permissão ou licença de órgão competente, além de causar degradação ambiental.

No local foram encontrados facões, pás, marreta, televisão, aparelhos de DVD e ainda um receptor de antena parabólica, além disso foram encontrados uma draga, que eles utilizavam para fazer escavações e abria crateras no meio da mata.

02