Operação Malha Metropolitana reforça ações de policiamento em pontos estratégicos da Grande São Luís

 Logomarca PM
As novas viaturas adquiridas pelo Governo do Maranhão já estão nas ruas de São Luís para integrar a operação de caráter permanente “Malha Metropolitana”. A operação foi lançada, nesta sexta-feira (22), pelo comandante da PMMA, coronel Frederico Pereira, com a missão de combater a criminalidade em pontos estratégicos da região metropolitana (São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar). 
 
01
O Comando disponibilizou, além das tradicionais viaturas dos bairros, mais 14 novas modernas viaturas que estarão acessíveis à comunidade em rotatórias situadas dentro da Região Metropolitana da capital. Além do monitoramento das áreas, se tornando referência para a população, os policiais realizarão ações no entorno, com abordagens a ônibus e interceptação de veículos suspeitos em situação de assaltos. Outro grande avanço da operação é o reforço no atendimento aos bairros da proximidade das rotatórias.
 
As viaturas estão disponíveis nas rotatórias da Avenida dos Holandeses, do bairro da Cohab, da Forquilha, do Tirirical, do Anel Viário (Madre Deus), Anel Viário( mercado Central), nas rotatórias do Itaqui – Bacanga,  no Olho d’Água,  no Araçagi, na  Raposa, Cohama, estrada de Ribamar, entre outros pontos classificados pela polícia como estratégico. “Fecharemos todos os pontos da Região Metropolitana. A viatura vai atender dentro do bairro, fazendo um trabalho diferenciado, combatendo a criminalidade com outros vetores, que é um dos mais importantes, que é a prevenção.  Precisamos trabalhar para evitar o delito, e será dessa forma que vamos mostrar o  empenho da Polícia Militar no Maranhão”, disse o comandante da PMMA, coronel Frederico Pereira.
 
02As viaturas são equipadas com sistema de transmissão e armazenamento de imagens que vai possibilitar ao policial receber informações sobre suspeitos de onde estiver. Possuem, ainda, função de rastreamento; tabletes para monitoramento das operações em tempo real; GPS e sistema de localização; câmeras internas e externas; e radiocomunicação compatível com o sistema digital da Secretaria de Estado de Segurança.

O coronel Pereira ressalta a importância desse reforço à corporação  com a implementação das viaturas, dando assim  diversos recursos para ação policial pela sua  mobilidade. “É uma ferramenta indispensável que vai aumentar a visibilidade do policial à sociedade. Recebemos viaturas com tecnologia embarcada, sendo o policial que vem dentro dela a ferramenta mais importante”, disse.
03A ação será permanente, durante 24 horas. A aquisição de armamentos e equipamentos mais modernos e com tecnologia mais avançada são parte do plano de ações do Governo do Estado para a reestruturação da polícia.

Mais aparelhamento 

Ainda nesta semana, as corporações receberam novas pistolas, coletes e fuzis de precisão com alcance de 600 metros. Este armamento é específico para operações das Tropas Especiais. No conjunto, fuzis de alto calibre que serão empregados no combate aos assaltos a bancos.  “Com as novas armas de porte e calibre, a corporação estará munida para combater a criminalidade”, enfatizou o comandante.

Outro ponto em destaque dentro das ações do governador Flávio Dino para a Segurança Pública do Maranhão foi o aumento do efetivo com a incorporação de 1,5 mil novos policiais militares à tropa, somando nove mil homens. Para o comandante, o governador está atuando em setores prioritários para a corporação, “investindo em tecnologia, em equipamentos e, principalmente, em material humano”.
 
04