Governo do Estado do Maranhão disponibiliza Central de Interpretação de Libras – CIL.

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A central tem como objetivo, atender pessoas surdas no serviço público: marcação de consultas médicas, emissão de documentos pessoais (CPF, Identidade, Carteira de Trabalho, Passaporte, entre outros), cadastramento nos programas sociais governamentais, consulta de situação de benefícios, auxilio na consulta de benefícios ao trabalhador(FGTS, Seguro Desemprego, vagas de emprego no SINE, entre outros), apoio a realização de denúncias no Disque 100 e demais canais de denúncia. 

Os referidos serviços podem ser prestados por meio dos telefones/WhatsApp: (98)99164-2445 Skype: centraldelibras.gov, e-mail: centraldelibrasma.gov@gmail.com, centraldelibrasma.gov@outlook.com e pelo endereço: Avenida Jerônimo de Albuquerque, 1º andar, Edifício Clodomir Milet-Calhau. 

A prestação de serviços “busca reduzir as barreiras de comunicação e informação enfrentadas por pessoas com deficiência auditiva, que precisam ter garantido o seu direito aos serviços públicos”, continua. Entre os serviços disponibilizados pela CIL estão “tradução e interpretação; facilitação/viabilização do acesso aos serviços públicos; ampliação da comunicação; e interação entre surdos e ouvintes (e vice versa)”.

O compromisso do Governo do Maranhão com as pessoas com deficiência foi lembrado. Recentemente foi criada, no âmbito da Sedihpop, a secretaria adjunta do Direito da Pessoa com Deficiência.