Passagem de comando da 2ª CI e implantação do 25º BPM em Cururupu

1 foto

Na manhã da última quarta-feira (08), foram realizadas as solenidades de passagem de comando da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (Mirinzal) e de implantação do 25º Batalhão de Polícia Militar, unidade recém criada em Cururupu-MA, que atenderá às demandas de segurança pública de quatro municípios: Apicum Açu, Bacuri, Serrano do Maranhão, além da própria sede. Como resultado da criação dessa nova unidade, a 2ª Companhia Independente de Polícia Militar, que antes abrangia nove cidades do Litoral Ocidental Maranhense, ficará responsável por cinco municípios: Mirinzal, Central, Cedral, Guimarães e Porto Rico. A solenidade aconteceu em frente às dependências do Quartel do 25º BPM, e foi presidida pelo Comandante Geral da PMMA, Coronel QOPM José Frederico Gomes Pereira.

Estiveram presentes na solenidade o Coronel QOPM Zózimo Paulino da Silva Neto, comandante do CPI, o Coronel QOPM Antônio Vieira de Aquino, comandante do CPA-I/5, o Coronel QOPM João Machado da Silva, comandante do CPA-I/8, o Major QOPM Fábio Aurélio Barros Lobato, comandante da 13ª CI, o Major QOPM Márcio André Oliveira Mendes, subcomandante do 10º BPM, o Capitão QOBM Marcos Aurélio Azevedo Pereira, comandante do 8º GBM de Pinheiro, o Dr. Dicival Gonçalves, Superintendente de Polícia Civil do Interior, o Dr. Diego Duarte Lemos, Delegado de Polícia Civil de Cururupu, o Dr. Douglas Lima da Guia, juiz da Comarca de Cururupu, o Dr. Francisco de Assis Silva e Filho, promotor da comarca de Cururupu, a Sra. Rosário de Fátima Chaves, prefeita do município de Cururupu, vereadores, secretários das cidades que abrange a área do 25º BPM, oficiais e praças da corporação, familiares e a comunidade em geral.

Na ocasião, o Major QOPM Fábio Araújo Carvalho assumiu o comando da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar, em substituição ao Major QOPM Robson Cláudio Martins Silva, o qual se tornou o primeiro comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar. Em suas palavras de despedida, o Major Cláudio agradeceu a confiança recebida do comando da corporação ao lhe nomear comandante da 2ª CI e agora, do 25º BPM, assim como aos oficiais e praças que contribuíram para o engrandecimento da Polícia Militar na região do Litoral Ocidental Maranhense, durante os dois anos e nove meses em que esteve à frente da 2ª CI.

O Coronel Vieira, em sua fala, ressaltou a importância da criação de mais uma unidade policial militar, em uma região que sempre teve pouco aparato de segurança pública e que, a partir da implantação do 25º BPM, passará a receber um aumento significativo de homens, equipamentos e viaturas a disposição da população local.

O Comandante Geral da PMMA, Coronel Pereira, em seu pronunciamento à tropa, destacou o sensível crescimento e expansão da Polícia Militar nos últimos anos, refletido em aumento de efetivo, criação de novas unidades, compra de equipamentos e armas, aquisição de viaturas e valorização do material humano com cursos de capacitação constante e promoções de praças e oficiais.