Plano de Operação nº 005/2015 – PM/3 (Festejo Junino)

logo 179 pNo mês de junho o povo brasileiro de uma maneira geral e os turistas em especial se encantam com as festividades folclóricas realizadas na região nordeste, em homenagem a São João.
 
No Estado do Maranhão, além de São João, comemora-se São Pedro e São Marçal e, diante da sua diversidade cultural, é reconhecido nacionalmente por manter vivos sua tradição, culto e rito folclórico, com destaque para o bumba-meu-boi, tambor de crioula, tambor de mina, cacuriá, quadrilhas juninas além de outras manifestações.
 
Durante o período são desenvolvidas atividades festivas nos Vivas, Parques Folclóricos, Arraiais de Bairros, e Clubes tradicionais etc. A rica culinária maranhense oferece comidas típicas e outras iguarias comuns nesta época, além das tradicionais bebidas alcoólicas feitas na terra.
 Na homenagem a São Pedro são realizadas procissões marítimas e fluviais com a participação de grande número de pessoas, além de grande concentração popular no largo de São Pedro, no bairro da Madre de Deus.
A homenagem a São Marçal, anualmente é realizada na avenida do mesmo nome, no bairro do João Paulo, desde as primeiras horas do dia 30 de junho,quando ocorre o encontro do bumba-meu-boi sotaque de matraca, que também concentra numeroso público.

Plano de Operação nº 005/2015 – PM/3.