PM reforça ações nas entradas e saídas de São Luís

Logomarca PM
A Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento de Área Metropolitano III (CPAM) reforçou desde a última sexta-feira (5) as ações de fiscalizações e patrulhamento nas entradas e saídas de São Luis. Guarnições da PM estão distribuídas no Terminal da Ponta Espera, barreira da Estiva e em toda zona rural de São Luis a fim de impedir que armas e drogas entrem na cidade. Na manhã deste sábado (6),  as abordagens na barreira da Estiva foram intensificadas pelas equipes do 21º BPM por conta do grande fluxo de veículos que deixam a cidade com destino ao interior do estado.

06
“ Estamos acompanhado as abordagens e incursões, principalmente, neste ponto da cidade visto que não vamos permitir que nem armas e nem drogas entrem  em São Luis ou que ainda sejam levadas para as festas no interior do estado. Além disso, a Polícia Militar  está atenta aos motoristas que decidem ingerir bebida alcoólica e pegar a estrada”, disse o coronel Frederico Pereira, comandante geral da PMMA, que esteve na barreira da Estiva acompanhado a execução do plano de segurança.

Já no Terminal da Ponta da Espera (ferry boate), as equipes do 1º BPM em conjunto com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) fiscalizavam a documentação dos veículos a fim de impedir que carros irregulares ou roubados utilizassem como ponto de fuga o ferry e que pessoas comercializassem animais silvestres. Na ação, dois pássaros que foram capturados de forma ilegal na baixada maranhense foram apreendidos no Terminal. Eles seriam vendidos em São Luis, de acordo com a polícia.

“ Montamos um planejamento a fim de que o folião que decidir brincar o carnaval fora da capital possa sair da cidade com total tranquilidade.  As ações, também, vão garantir segurança para os turistas que entram em São Luis. Além de armas e drogas, estamos saturando todos os pontos de entradas e saídas a fim de impedir que criminosos utilizem estas áreas como forma de fugir da fiscalização da polícia”, pontuou o coronel Egidio Amaral, comandante do CPAM III.

08

Ainda segundo ele, o planejamento  conta com uma tropa de reação, que está de prontidão caso haja necessidade de algum tipo de perseguição, com a utilização de armas longas e veículo apropriado.  Integram ainda o planejamento, o Grupo Tático Móvel (GTM) e equipes de motocicletas.

Além da PM, o Corpo de Bombeiros disponibilizou duas viaturas de Resgate e Salvamento que permanecerão durante todo o período de carnaval na área da Barreira também integrando as ações.

“Estão sendo empregados em todo o planejamento do carnaval 3 mil homens da Polícia Militar, além do efetivo utilizado no policiamento de rotina, estão sendo empregados os novos soldados do último curso de formação da PMMA. As ações consistem em garantir a tranquilidade do folião nos circuitos oficiais e ainda nos bairros espalhados pela cidade, tanto na zona rural como urbana. Equipes de policiais de van percorrem todos os bairros da capital realizando incursões e abordagens em bairros considerados de maiores incidência criminais”, disse o secretário Jefferson Portela que acompanhou o serviços dos policiais e dos bombeiros na Estiva.

07