PM utiliza policiamento montado e garante ainda mais segurança no circuito de carnaval

Logomarca PM
Visando garantir a tranquilidade dos foliões e turistas que brincam o carnaval em São Luis, a Polícia Militar utilizou diversas modalidades de policiamento, entre elas, a de Polícia Montado. As ações desempenhadas pelo 1º Esquadrão de Polícia Montado (EpMont) são mais uma ferramenta de segurança utilizada em todo o circuito oficial da festa. Além das ações nos pontos oficiais, o policiamento montado é empregado, ainda, em toda a orla marítima.
 01
 
Este tipo de policiamento atua geralmente com conjuntos (cavalo e cavaleiro) e é desempenhado em locais de difícil acesso do policiamento a pé e motorizado.  Durante a execução do planejamento, o conjunto da cavalaria é colocado em um plano mais elevado em relação ao público a fim de o policial tenha total visibilidade da sua área de atuação.  Com essa medida, a PM aumenta seu trabalho ostensivo e o policial militar é visto pelo público aumentando, assim, a sensação de segurança.
De acordo com o major Nildson Lenine, comandante do 1º Esquadrão de Polícia Montado, a ostensividade aqui evidenciada é válida tanto para inibir as práticas delituosas como serve para aproximar o policial da sociedade. “Nesses grandes eventos sempre estamos contribuído para assegurar a tranquilidade e a paz pública, nosso objetivo é esse: oferecer o melhor serviço para o cidadão”, frisou.

Já a declaração do sentimento de segurança de uma turista da cidade de Recife-PE, evidencia a sensação de segurança vivenciada por que brincou o carnaval em São Luis. “Todos os anos venho passar o carnaval aqui em São Luís, aproveito para matar a saudade da família e rever os amigos e este ano me sentir mais segura, com esses policiais montados nos protegendo”, disse Raquel Cutrim, 40 anos.
 
MAIS

O Esquadrão de Polícia Montado da PMMA, além do policiamento ostensivo montado, realiza escoltas a cavalo, guarda lanceiros e atividades de cunho sócio comunitário como a equoterapia que atende à crianças portadoras de necessidades especiais, dependentes dos policiais militares e oriundas da sociedade civil com baixa disponibilidade de recursos.

02