PMMA forma turma do Curso de Policiamento Ostensivo e Preventivo com motocicletas

2“A maioria dos delitos são praticados com auxílio de motocicletas. Os criminosos trafegam na contra mão e vocês estão preparados para capturá-los”, disse o secretário de estado da segurança pública, Jefferson Portela, na solenidade de encerramento do Curso de Policiamento Ostensivo e Preventivo com motocicletas, que aconteceu no Quartel do Comando Geral da PM, no Calhau.

A solenidade ocorreu na manha de quinta-feira (12) e contou com a presença do subcomandante geral da PM, coronel Jorge Allen Guerra Luongo, de representantes das Forças Armadas, coronéis do alto comando, comandantes de unidades e praças da corporação.

Concluíram o curso 40 policiais militares, sendo 20 policiais da capital e 20 policiais do interior do estado. O Curso de Policiamento Ostensivo e Preventivo com Motocicletas teve a duração de quinze dias e aconteceu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças- CFAP, em São Luis. As aulas foram ministradas por oficiais do 2º Batalhão de Polícia de Choque – Rocam da PM de São Paulo.

Foram abordadas disciplinas de Técnicas de Patrulhamento e Escolta, Pilotagem, On e Off Road e tiro policial método Giraldi.

No início da formatura, os policiais militares concludentes realizaram uma demonstração motorizada de controle e equilíbrio por meio de manobras com obstáculos em movimentos que exigem habilidade e técnica. Os policiais também mostraram habilidade na execução de movimentos sincronizados.

Houve entrega de certificados aos formandos e placas de agradecimento aos instrutores policiais da PM de São Paulo, capitão Hélio Leite Silva e o tenente Fábio Guilherme Ribeiro.

Para o coronel PM Antônio Roberto, diretor de ensino, o governo tem investido em capacitação e treinamento dos policiais militares. “O governo não tem medido esforços para qualificar nossos policiais. Atualmente temos vários policiais fazendo cursos em outros estados o que será revestido em melhorias nas nossas atividades. Hoje, a conclusão desse curso de motopatrulhamento representa um grande investimento na área da segurança”. Declarou o diretor de ensino. 

 O subcomandante geral da PM, coronel Jorge Luongo, ressaltou a importância da troca de conhecimentos com a PM de São Paulo e o nível do conhecimento adquirido pelos PMs. “Buscamos o conhecimento em uma das melhores policias do pais, e, agora, temos a certeza que  essa modalidade de policiamento será destaque no combate à criminalidade. Nossa meta é formar novas turmas em todo o estado”. Frisou o coronel.

O policiamento de motocicletas é uma modalidade diferenciada que oferece várias vantagens nas ações operacionais; devido a capacidade de deslocamento das motos e o grande poder de mobilidade, permitindo transpor obstáculos físicos durante o percurso, tendo por consequência, a redução do tempo de resposta do recebimento de ocorrências.


1

5