PMMA INAUGURA A 2ª COMPANHIA DO 6º BATALHÃO NO JOÃO DE DEUS

A Polícia Militar do Maranhão realizou neste sábado (02) a inauguração da 2ª Companhia do 6º Batalhão no bairro do João de Deus. Um dos bairros mais populosos de São Luís tornou-se sede de uma Companhia da PMMA. Agora a comunidade contará com o apoio mais próximo dos policiais no combate à criminalidade na região.
Durante a inauguração estiveram presentes, o Secretário de Estado de Segurança Pública, Jeferson Portela; o Comandante Geral da PMMA, coronel Jorge Luongo; O Comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitana 2, coronel Aritanã Lisboa; O Subcomandante do 6º Batalhão, Major Albuquerque; o Comandante da 2ª Companhia, tenente Pontes; a Vereadora Fátima Araújo; além de representantes, lideranças do Bairro, comunidade, autoridades civis e militares.
O bairro João de Deus, fundado em 21 de abril de 1981, é formado por um complexo de aproximadamente 30 comunidades, habitado em média por 70 mil pessoas. No ano de 2018, por reivindicação da comunidade, o bairro tornou-se sede da 2ª Companhia do 6° BPM, de acordo com Boletim Geral da PMMA n° 0062/2018, área que antes pertencia ao 9° Batalhão. Desde a assunção até o presente momento foram desencadeadas operações em todos os bairros correspondentes à subárea incorporada ao 6° BPM, tais como: Malha Metropolitana, Berlim, Dínamo, Normandia, Feira Tranquila, Amanhecer Seguro, Tático Móvel, Comandos Integrados, dentre outras, resultando em mais de 40 apreensões, tipificadas como: roubo, furto, tráfico de entorpecentes e porte ilegal de arma de fogo. Nesse sentido, a 2ª CIA, sob o comando do tenente QOPM Pontes, para alcançar suas metas, operacionaliza com a Viatura Malha Metropolitana, tendo suporte especializado de uma guarnição da Ronda Ostensiva Tático Móvel (ROTAM) e Batalhão Tiradentes.
A vereadora Fátima Araújo, emocionada, em sua palavra agradeceu a PMMA, a Secretaria de Segurança Pública e o Governo do Estado pela inauguração desta companhia no bairro João de Deus, a representante da comunidade falou sobre a importância da relação polícia e comunidade no combate ao crime na região.
O Comandante Geral da PMMA, coronel Luongo falou sobre o trabalho em conjunto entre polícia e comunidade, a necessidade desta afinidade para o sucesso da segurança na região: “A polícia passará a conhecer os senhores e os senhores passarão a conhecer os policiais, e assim, juntos, nós poderemos desenvolver uma ação policial mais intensificada para o combate à criminalidade no bairro.” O oficial falou também sobre o apoio do governo para que ações como essas possam ser desenvolvidas nos bairros da Capital e no interior do Estado. “O Governador Flávio Dino vem priorizando a segurança pública. Foram mais de 3.000 mil nomeações para nossa polícia, ultrapassando mais de 10.000 mil homens, isso é um marco. Além dos investimentos em equipamentos, viaturas, agora também mais um concurso em andamento no Curso de formação de Soldados, onde serão nomeados mais de 1.200 novos policiais, justamente para a PM poder se aproximar cada vez mais da sociedade.” O Comandante Geral da PM encerrou suas palavras frisando a importância de estabelecer uma comunicação contínua entre os policiais da companhia e a comunidade local. “Fazer policiamento é cuidar. Assim a PM busca trabalhar direcionada para o policiamento comunitário, seguindo premissas como patrulhar, abordar e interagir, para a comunidade ter a segurança que tanto almeja.” Afirmou o coronel.
O Secretário de Segurança do Estado, Jeferson Portela, falou sobre a importância da aproximação com a comunidade, dos moradores buscarem nesta companhia da PM o apoio necessário para manter a paz e a segurança na região. “Hoje é um dia de glória para todos nós, ganhamos mais uma casa de força no bairro João de Deus, força policial, força de segurança e combate à criminalidade.” Ressaltou o Secretário.