PMMA inicia 1º Curso Tático de Motopatrulhamento

01A Polícia Militar do Maranhão deu início na manhã desta segunda-feira (15) ao 1º Curso Tático de Motopatrulhamento que acontece em São Luis no período de 42 dias, com instrutores das PM’s do Maranhão e do Piauí. 35 policiais militares da capital e do interior do Estado , sendo dois da PM do Piauí, serão treinados e habilitados com conhecimentos que proporcionarão habilidades e atitudes para execução eficiente e técnica de emprego de motocicletas no combate à criminalidade.
A aula inaugural foi ministrada pelo capitão da PM do Piauí, Marconi Monteiro Martins, que, atualmente, comanda o  Batalhão de Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais –BPRONE. O capitão falou sobre a história do motopatrulhamento tático da PMPI e noções doutrinárias, demonstrando o que há de mais atual nas técnicas e padrões do policiamento com motocicletas. Por meio de vídeos fez análise de ações, destacando os pontos positivos e negativos da ação policial.

02Prestigiaram o evento o comandante-geral, coronel PM Frederico Pereira, o diretor de ensino, coronel Laércio Ozório Bueno, o coronel Marques Neto, comandante de Missões Especiais – CME, o comandante do BPChoque, tenente-coronel Wellington, o subcomandante do BPChoque e coordenador do curso, major Adonias, o presidente da federação maranhense de motociclismo, Márcio Ribeiro de Jesus Sousa, além de oficiais e praças da PMMA, e familiares dos alunos.
O comandante-geral falou da importância e eficiência do policiamento de motocicletas que traz resultados rápidos no atendimento às ocorrências. “É um dos policiamentos mais eficientes e com resultados rápidos no atendimento às ocorrências, além de ser de baixo custo e manutenção para o governo”. O comandante  enfatizou sua passagem pelo Batalhão de Choque que foi marcada pela filosofia do treinamento e capacitação constantes dos policiais. “Nos oito anos que comandei o Batalhão de Choque, tive a oportunidade de plantar essa semente com a criação do Esquadrão Águia, policiamento de motos que até hoje é uma das maiores forças de segurança no combate à criminalidade”, disse ele. O comandante também destacou a aquisição de novos equipamentos e armamentos de grosso calibre. “Iremos apresentar à sociedade maranhense novos armamentos e equipamentos adquiridos, além de um antigo sonho da tropa que é um ônibus customizado para realizar transporte da tropa operacional do BPChoque. Esse ônibus é semelhante ao usado pelas melhores policias do Brasil’, finalizou.

03O diretor de ensino, coronel Ozório, disse que a corporação está vivendo uma nova época marcada pela qualidade do ensino. “Estamos em sintonia com as melhores academias e centro de formações no Brasil. Constantemente nossos policiais têm se deslocado para outros Estados para fazerem cursos. É um importante investimento para a atualização e multiplicação do conhecimento”, frisou o diretor.

0405