PMMA participa do encontro nacional para alinhamento operacional do Enem 2017

Reunião Enem 17O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) promoveu na quarta-feira (27), na cidade de Osasco, São Paulo, o Encontro Nacional para Alinhamento Operacional do ENEM 2017. A PMMA foi representada pelo  tenente coronel PM José Jessé Costa, Coordenador Operacional de Segurança do ENEM 2017, e  o major PM Johnny de Almeida Alves. A PMMA é responsável pela segurança nos deslocamentos em todas operações de distribuição e coleta dos malotes de provas no território do Estado do Maranhão, assim como a segurança nos locais de realização dos exames, que ocorrerão este ano em duas etapas, sendo a primeira no dia 5 de novembro e a segunda no dia 12 de novembro.

O objetivo foi discutir a operacionalização logística da distribuição das provas e da aplicação do Exame entre os principais envolvidos.  Esta edição recebeu 6,7 milhões de inscritos. O Inep anunciou, ainda, inovações em segurança que serão incluídas na edição e foi concedida a autorização ministerial para o início da expedição das provas.

A ordem de serviço com autorização para a expedição das provas foi assinada pelo Ministério da Educação (MEC), Ministério da Defesa e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Após a assinatura, saiu do local o primeiro carregamento de provas em direção aos pontos de armazenagem no interior do país. 

O Encontro foi dividido em duas partes. Durante a manhã, ocorreram as solenidades e a divulgação das novidades em segurança. Essa parte do Encontro foi aberta à cobertura da imprensa. À tarde ocorreu uma reunião de alinhamento, restrita aos envolvidos na logística do Enem.

Também estavam presentes o representante do Ministério da Defesa, Capitão de Mar e Guerra Hiran Pantaleão de Mello Alves; o comandante da Segunda Divisão do Exército, general Eduardo Diniz;  representante do Diretor Geral do Departamento de Polícia Federal, Franco Perazzoni; o vice-presidente da Empresa de Correios e José Furian Filho; o vice-presidente de Operações da ECT, Miguel Martinho dos Santos Junior; o representante da gráfica RR Donnelley, Amilton Garrau; o líder do Consórcio Aplicador, Álvaro Henrique Monteiro de Freitas; Sidney Gonzales, da Fundação Getúlio Vargas; e o Comandante do 4º BIL, Julio Cesar Toledo de Sousa. Coordenadores estaduais do Enem 2017, da aplicação e da segurança, também participaram da reunião de alinhamento.