PMMA promove capacitação de guardas municipais de São José de Ribamar

Na manhã desta quinta-feira (24) foi realizada no auditório “Cel João Bazola Teixeira” no quartel no Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão a Aula Inaugural do Curso de Armamento e Tiro (CAT) da Guarda Municipal do município de São José de Ribamar-MA. O curso é proveniente de uma parceria entre a PMMA e a prefeitura de Ribamar com o objetivo de capacitar os agentes de segurança pública na atuação da profissão.

Preocupada em dotar seus profissionais de todos os meios necessários para viabilizar uma melhor atuação diante de situações críticas decorrentes da atividade, a Prefeitura Municipal de São José de Ribamar estabeleceu uma parceria institucional através de convênio, por meio da Secretaria Municipal de Transporte Coletivo, Trânsito e Defesa Social e a Polícia Militar do Maranhão, com o intuito de capacitá-los e especializá-los para o emprego eficiente de armas de fogo, dotando-os de conhecimento técnicos necessários para a concessão de porte de arma de fogo. No total, 59 integrantes da Guarda Municipal participarão do curso.

A Academia de Policia Militar Gonçalves Dias (APMGD), unidade de ensino superior da Corporação, ficará responsável por coordenar pedagogicamente o curso e indicar os instrutores habilitados para ministrarem o Curso de Armamento e Tiro – CAT, além de emitirem a certificação ao final do curso.

A solenidade contou com a presença do Comandante Geral da PMMA, coronel Luongo; do Comandante da APMGD, coronel Sá; do secretário da SEMTRANS, coronel Gonçalo; do Comandante da Guarda Municipal de São José de Ribamar, Júlio Campos; da Gilvana Rachel, chefe do financeiro da SEMTRANS; tenente-coronel Nilson do Centro Tático Aéreo, demais oficiais e praças da PM e convidados. Durante o evento o coronel Frederico Pereira proferiu a palestra de abertura do curso com tema “As guardas municipais no atual cenário da segurança pública”.